sábado, 13 de fevereiro de 2010

Entrevista com um hacker amador: Francisco Botelho





Pensando: Como surgiu a idéia de fazer um Hackintosh?

Francisco Botelho: Desejo de ter um Mac e o fato de estar isolado em Arraial do Cabo, RJ, sem ter ninguém para conversar. Me deu medo de não saber resolver os problemas. Como sou médico e não uso o computador para trabalhar, achei que seria um investimento muito grande, desnecessário. Sempre fui admirador da Apple, antes mesmo de surgir o nome MacIntosh.


Pensando: Quando você começou esse projeto?

Francisco Botelho: O primeiro Mac montei em 2005, quando o sistema operacional ainda era o Tiger. Quem havia hackeado o OS X era um tal de Myzar. Instalei em um AMD XP 2000, com uma placa de vídeo GeForce FX 5200.

Pensando: E quando começou o projeto do Snow Leopard?

Francisco Botelho: Quando ele foi anunciado, comecei a ler tudo a respeito. O site www.insanelymac.com me deu muita informação. Outro site que me ajudou muito foi o www.infinitemac.com e www.osx86project.org

Pensando: E como você ia descobrindo esses sites?

Francisco Botelho: Comecei com o Google e depois um vai citando o outro.

Pensando: Qual a sua formação básica?

Francisco Botelho: Sou médico neurologista e perito legista do Estado do Rio de Janeiro.

Pensando: Como uma pessoa com sua formação entra nessa?

Francisco Botelho: Sinceramente, só maluquice! Eu estou médico, mas não sou médico. Posso fazer qualquer outra coisa. Sempre admirei o hackers. O desafio me motivou muito.

Pensando: Qual foi a maior dificuldade neste último projeto?

Francisco Botelho: Entender o funcionamento do Boot Loader e aplicar os arquivos tipo .kext que são semelhantes aos drivers do Windows. Os problemas de compatibilidade com uma plataforma barata. Sempre foi meu objetivo de montar com uma plataforma brazuca que tivesse tudo no Brasil.

Pensando: Qual foi o custo total do seu projeto?

Francisco Botelho: Aproximadamente R$1.020,00 sendo R$160,00 de placa mãe; processador R$300; HD R$150,00 e mais R$120 de memória; gravador de CD que custou uns R$60,00; placa de rede externa que custou R$30 aproximadamente. Uma placa de som USB que saiu também por R$30,00. Placa de vídeo GeForce 9500 que custou R$170,00. Mouse, teclado, gabinete, fonte e wireless USB eu já tinha.

Pensando: Tudo isso foi comprado aonde?

Francisco Botelho: Tirando o processador - Intel Core 2 Duo E7500 - que foi comprado nos Estados Unidos, apenas para baratear, o resto foi comprado nas boas casas do ramo de Cabo Frio, RJ e Rio de Janeiro, RJ.

Pensando: Qual o próximo desafio?

Francisco Botelho: Mantê-lo atualizado e testar outras placas mãe. Aprimorar as instalações de som e rede. Co-optar mais hackers amadores.

Pensando: Pretende fazer algum tutorial?

Francisco Botelho: Já fiz e está disponível no site do www.insanelymac.com. No forum existe um departamento para várias línguas e está na parte de português. No site assino c.frio (de Cabo Frio) sob o título GA-G31M-ES2C. Pode ser localizado via Google. É digno de nota dizer também que tenho um Leopard rodando em um Celeron 430. O Snow Leopard que está instalado, neste último projeto, é o original, totalmente atualizado e rodando no Intel.

Informações adicionais podem obtidas escrevendo para newbrocca_2@yahoo.com

Nenhum comentário: