quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bateria: um questão de propaganda enganosa?


Desde que comprei meu primeiro dispositivo - gadget - que utilizava bateria, nunca consegui que o desempenho fosse o mesmo do anunciado pelo fabricante. Claro que sabemos ser o desempenho da bateria altamente dependente do tipo de uso que se faz do dispositivo. Mas, pelo visto, os fabricantes - sem exceções - anunciam nas condições mais suaves de consumo de bateria.

Portanto, quando Steve Jobs disse que a bateria do iPad duraria 10 horas eu duvidei, e quando ele afirmou que poderia fazer um vôo de costa a costa nos Estados Unidos assistindo a um vídeo, eu ri. Simplemente, não acredito!

E porque com o Kindle deveria ser diferente?

Resolvi testar meu Kindle na pior situação existente, pois os anúncios são de que a bateria dura até duas semanas. Assim, na segunda-feira, quando ele chegou, perto das 18:00hs terminei de carregá-lo completamente. Daí em diante não o desliguei em nenhum momento - nem na hora de dormir - e nem desliguei o 3G.

Ele entra em standby, com baixo consumo, depois de 10 minutos parado. Hoje, quinta-feira perto do meio dia veio o alarme: carregar bateria ! Ou seja, as duas semanas podem se tornar apenas 2 dias e 3/4. De qualquer forma, estou satisfeito, pois não preciso ficar preocupado todo o tempo como fico com o iPhone.

O Kindle leva 3 horas para pegar carga total.

Desta vez, o teste será diferente. Vou desligar o 3G e só ligar pela manhã para poder receber O GLOBO, ou quando for experimentar alguma nova revista, pois estou experimentando vários jornais e revistas, pois tenho gratuitos 14 dias durante os quais posso cancelar facilmente no site da Amazon, com apenas um clique.

Vamos aguardar para ver se, dessa nova maneira, ele chega a duas semanas. Mas, vou continuar sem desligá-lo, apenas deixando-o em standby.

Nenhum comentário: