sexta-feira, 5 de março de 2010

Novamente sobre baterias do MacBook


Recebi o seguinte e-mail:

Boa Noite, Cristovão.
Gostaria só de esclarecer...
O melhor uso da bateria do Mac é deixando-a conectada no Mac e o cabo de força na tomada sempre que usá-lo, certo?
E descarregar ela completamente e carregá-la, uma vez por mês, correto?

Obrigado, e desculpe o incômodo.

Minha resposta:

Sim e não. Explico.

O segredo é fazer duas coisas acontecerem ao mesmo tempo:

1- Manter os elétrons em movimento;

2- Impedir que a bateria complete novos ciclos, pois o número de ciclos existentes é limitado;

Como eu faço:

Sempre que estou com ele em casa, mantenho ligado na tomada, mas de vez em quando - uma vez por dia no máximo - tiro da carga por uns 10 minutos, apenas para manter os elétrons em movimento, sem gastar muito do ciclo. Mais importante: uma vez por mês - eu faço sempre no dia 1 - eu uso a bateria até o fim, desligo o MacBook e carrego até a luz ficar verde, sem usar o MacBook (isso é fundamental e recomendado no site da Apple);

Tenho um MacBook desde 2005 que ainda tem a bateria funcionando muito bem graças a esse procedimento.
Mais informações no site da Apple em:
http://www.apple.com/br/batteries/

Nenhum comentário: