quinta-feira, 11 de março de 2010

Dúvidas sobre o Kindle


Encontro um casal amigo meu no restaurante e eles me vêem com o Kindle. Ficam encantados e começam as perguntas, que me deixaram surpreso de como diversas pessoas ouvem falar e não sabem exatamente como funciona.

1- Primeiramente, não foi exatamente uma pergunta e sim um gesto. Meu amigo tenta tratar o Kindle como se tivesse touchscreen, como o seu iPhone. Pois é, Kindle não tem touchscreen!

2- Como eu mudo a página? Mostrei então o botão para avançar e o outro para a página anterior;

3- Viu a assinatura do jornal O Globo no meu Kindle e perguntou: quanto você paga para baixar o jornal? Resposta zero. Você paga somente a assinatura do jornal ou revista, o custo do download é por conta da Amazon;

4- Tem foto no jornal? Ter tem, mas no modelo internacional, que é o que funciona no Brasil, as fotos não aparecem - raríssimas exceções - pois a Amazon paga as operadoras por megabyte baixado e assim reduz o seu custo evitando as fotos;

5- "Pega" em qualquer lugar? O mapa de conectividade do Kindle no Brasil é muito vasto. Onde pega celular, pega o seu Kindle. Na verdade, a antena é bem mais poderosa que a do seu celular, portanto, já tive lugares onde meu iPhone não pegava, mas o Kindle sim;

6- Ele logo comenta: este mês estou indo para os Estados Unidos, vou trazer um para mim...Sou obrigado, então, a alertar para trazer o modelo international, pois o que é vendido somente nos Estados Unidos não faz conexão aqui. Responde: que bom que me avisou, eu não sabia...

7- Uma outra pergunta: você está usando o WiFi do restaurante? Não, pois o Kindle não tem WiFi, ele só conecta pela rede do celular;

8- Precisa comprar o chip da operadora? Não, ele já vem pronto para isso;

9- Para o quê o teclado? Para fazer buscas de palavras dentro dos livros, jornais e revistas.

10- A bateria dura quantos dias? Desligando o Wireless depois dos downloads, umas duas semanas. A cara dele é de espanto!

11- Quantos livros cabem? Mais um espanto: aproximadamente 1.500;

12- Como você paga os livros? Com cartão de crédito onde o valor em dólar é convertido para reais na hora do pagamento do cartão;

13- Ainda: você recomenda eu comprar um? Você deve responder a duas perguntas: (a) Gosto muito de ler? Se a resposta for negativa, esqueça! (b) Leio bem em inglês? Também esqueça se for negativa, pois a maioria dos livros da Amazon estão em inglês;

14- Como você comprou? Pela loja da Amazon, como se compra um livro. Leva, em São Paulo, quatro dias para chegar na sua casa;

15- Finalmente: quanto custou? Em reais com impostos pagos, R$1.000,00

E houve outras perguntas, mostrando que as pessoas não conhecem os produtos. Será culpa só delas ou de uma divulgação deficiente?

Nenhum comentário: