quinta-feira, 18 de março de 2010

Preços de e-books: Amazon vs. Apple



Hoje a Amazon detém o market share de 90% de todos os e-books vendidos nos Estados Unidos. Acontece que agora, a Apple está entrando na briga. Para a Amazon, livros é o seu core business, para a Apple, não.

Modelo Amazon - Revenda: acredita que os preços dos e-books devem ser muito mais baratos que os preços dos livros físicos, por conta da imensa redução de custo existente entre a edição e distribuição de um e do outro. Dessa forma, a Amazon recebe permissão para vender pacotes de e-books, repassando a comissão para os editores, mas mantendo consigo o direito de colocar o preço que bem entender. A Amazon acredita no fato de que sendo o preço próximo de US$9.99 (R$17,67) as pessoas compram muito mais e-books. As pesquisas parecem confirmar. A distribuição do preço de capa é o mesmo da Apple: 30% para a Amazon e 70% para as editoras. A Amazon está exigindo das editoras que assinem um contrato por três anos. Elas relutam, pois muita coisa está mudando nesta área.

Modelo Apple - Agência: neste modelo a Apple deixa claro que os editores podem estabelecer o preço que quiserem - o plano é algo entre US$12.99 (R$22,97) e US$14.99 (R$26,50) - mas, que não poderão vender seus livros em mais nenhum lugar por um preço menor que o estabelecido na iBookstore. Com isso a Apple força a Amazon a entrar no modelo de Agência, onde a Apple fica com 30% do preço de capa e as editoras com 70%

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