quarta-feira, 24 de março de 2010

E-books: Kindle vs. iPad



Redação: Cristóvão Pereira

Por que continuo apostando no Kindle contra o iPad?

Porque a maioria das pessoas não entendeu que o Kindle é um conceito, enquanto o iPad é apenas um dispositivo. Quando se faz a comparação na mídia, compara-se um dispositivo contra outro e a questão central passa longe disso - leia neste blog postagem sobre o conceito do Kindle.

O conceito Kindle diz que o leitor deverá poder ler o seu mesmo livro, pelo qual só paga uma vez, em qualquer dispositivo, sendo que a Amazon se encarrega de sincronizá-los para o leitor.

Reforçando minha posição, a Amazon, brilhantemente, lançou o Kindle para iPad, que ainda não está muito claro se vai ser permitido pela Apple, pois concorre diretamente com sua loja iBookStore.

O Kindle conceito versus o iPad dispositivo é covardia. O mesmo livro que você compra na Amazon você pode ler no seu iPhone, no seu Blackberry, no Mac, no Windows, e agora no iPad. Sem pagar nem um centavo a mais por isso. Em breve, poderá ler também em qualquer outro tablet que for feito com o sistema operacional Android da Google. E pouco se comenta da tecnologia da Amazon, a WhisperSync, que é maravilhosa, sincronizando minha leitura em todos os dipositivos. Por exemplo, outro dia na fila do banco, sem o meu dispositivo Kindle, continuei lendo um livro no meu iPhone e depois retomei no dispositivo Kindle de onde tinha parado, tudo graças ao WhisperSync.

Mas claro, a maioria das pessoas não consegue ver isso e foca apenas no Kindle dispositivo versus o iPad dispositivo. No que tange a revistas, com fotos e muito colorido, não há o que pensar: o iPad dispositivo ganha. Mas, no que tange a livros a coisa não é tão simples.

Ninguém ainda colocou a mão no iPad e, os que apregoam ser o iPad dispositivo melhor que o Kindle dispositivo, em sua maioria, sequer colocaram a mão em um Kindle!!

Ora, usando o dispositivo Kindle por mais de dois meses agora, e diariamente, eu posso afirmar: o peso do dispositivo que se usa é fundamental para o conforto da leitura. E o peso do Kindle dispositivo já está no limite suportável de um leitor que não seja um halterofilista. O Kindle dispositivo pesa menos da metade do peso do iPad - com apenas WiFi. E o iPad é duas vezes e meia mais pesado que o Kindle dispositivo na sua versão com WiFi e 3G.

Por essas e outras, acho que a Amazon vai ter concorrência principalmente dos leitores de fim de semana, uma vez que dados das próprias editoras, mostram que apenas 10% dos livros comprados são lidos. Mas, os leitores de verdade ficarão com o Kindle dispositivo pelo peso e tamanho, mas principalmente, porque com ele vem o Kindle conceito e WhisperSync.

Nenhum comentário: