sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Resposta do Prof. Cristóvão Pereira, FGV Management


Meu caro Peruzzo,

Tomara que você esteja certo. Desde o primeiro dia de anúncio do iPhone, eu tive certeza de que compraria um, assim como comprei apenas um mês depois do lançamento nos Estados Unidos. Mas, reconheço que o meu primeiro iPhone 2G, deixou muito a desejar. Foi somente com o 3G, e com a AppStore um ano depois, que a coisa começou a esquentar.

Como em nenhum momento duvidei do iPhone, fico à vontade para opinar. Porém, quando o MacBook Air foi lançado, fui dos primeiros a afirmar que não venderia quase nada, como não vendeu.

Sou um apaixonado pelos produtos da Apple, mas procuro ter bom senso em minhas aquisições. Acho que o iPad vai vender muito sim, como plataforma de jogos. É uma maravilhosa plataforma para vídeos e fotos também. O problema é que jogos não é minha praia.

Se tem uma coisa que eu aprendi e que funciona na vida, e no mercado de capitais, é que o passado não determina necessariamente o futuro. Portanto, o iPhone teve uma história e o iPad terá outra. A história do iPhone em nada garante a do iPad.

Mas, tenho me perguntado diariamente, porque eu compraria um iPad e ainda não consegui responder. Vou viajar a trabalho e não posso deixar de levar o meu MacBook, pois preciso escrever muito. Trocar por um iPad + um teclado, seria trocar 6 por meia dúzia.

Meus e-mails eu os vejo todos, quando estou em deslocamento, no iPhone e não consigo me ver sacando o iPad da mala para ler e-mails. Poderia ser para ver vídeos no avião, mas isso eu já faço no meu MacBook maravilhosamente bem e com uma tela maior.

Não poderei deixar de carregar o meu iPhone e o meu MacBook e ainda por cima vou querer carregar um iPad? Acho que é demais. Em casa, com certeza não o usarei para nada, a não ser ler livros. Mas, quando, se é que algum dia a iBooks Store, estará disponível para o Brasil? Hoje, no site da Apple, na página do iPad, é dito claramente que não estará disponível para o Brasil.

Além disso, 730g não é brincadeira para se segurar e ler confortavelmente. Além disso, já estou muito feliz lendo no meu Kindle for iPhone, o único problema é que a tela me cansa depois de uns 30 minutos de leitura. Isso o iPad não vai mudar.

Concordo com você que todos os críticos podem estar enganados, mas as críticas fazem sentido. Mas, o fato é, o passado há muito que não determina mais o futuro e o Steve Jobs é apenas humano e o marketing da Apple feito por homens que falham.

Sinceramente, do jeito que está, não consigo me ver comprando um iPad. Mas, se as especificações do produto mudarem, tudo poderá mudar.

Vai ser um sucesso como plataforma de jogos para a garotada, mas acho que vou ver pouca gente da minha idade com um. Posso estar enganado, pois ainda nem toquei num, mas não sinto a mesma vontade de comprar que senti quanto ao iMac, MacBook e iPhone.

Vamos continuar a colocar lenha na discussão, pois dessa forma todos nós aprendemos e mais do que isso: é ótimo ter assunto para conversar com os amigos como você.

Forte abraço desse macmaníaco para quem você é um guru!

Cristóvão

Nenhum comentário: