sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Anti-vírus para Mac




Comprei meu primeiro Mac em dezembro de 2004. Dois anos depois um amigo me desafiou, garantindo que ele deveria estar infectado de diversos vírus, que mesmo não o afetando, seriam transmitidos para outros que usam Windows. Resolvi apostar e ganhei um jantar! Ele bancou o anti-vírus, pago, e se eu perdesse a aposta deveria reembolsá-lo e pagar o jantar.

Agora um dos primeiros e-mails que recebo tem o seguinte texto:

"Prezados amigos, desejo que todos tenham seus planos realizados em 2010.

Agora, como primeira pergunta aos nossos amigos que conhecem profundamente o sistema OS x 10.5, aí vai.

Existe a possibilidade do sistema OS x, ser infectado por vírus?
Caso sim, vocês conhecem algum anti-virus?"

Minha resposta:

"Possibilidade existe. Mas, uma coisa é o sistema deixar entrar vírus, outra é ele ser afetado por vírus.

Uso Mac desde dezembro de 2004, ou seja, lá se vão 5 anos, e o meu nunca foi afetado. Duas coisas importantes: manter-se atualizado com o software update, colocá-lo para atualização automática. Segundo, evitar clicar em e-mails que você não conhece a procedência.

Primeiro, se você ainda está usando o OSX 10.5, você está usando o Leopard, o sistema antigo da Apple. Mude imediatamente para o Snow Leopard - OSX 10.6 - que é um refinamento que, inclusive, tem um anti-vírus próprio. O custo disso é de apenas R$79,00. (americanas.com, figura anexa)

Sugiro os seguintes passos:

1- Clique na maçã no alto à esquerda e selecione "atualização de software" para ter certeza de que você está com a última versão do OSX 10.5;

2- Atualize imediatamente para o Snow Leopard. Simples como comprar - Fnac, Fast, Americanas.com, Saraiva, MyStore, etc - colocar o DVD e seguir os passos. Em menos de 1 hora seu sistema estará atualizado e livre do vírus. Se tiver dúvidas, me ligue;

3- Se isso não resolver - o que acho altamente improvável - clique no Google e procure por anti vírus para Mac. Há diversos e a Mac+ já publicou um número da revista - www.macmais.com.br - só sobre isso. Veja as imagens da tela de busca do Google e da Mac+ que estou enviando anexas."

Nenhum comentário: