sábado, 2 de janeiro de 2010

Acentuação e bateria no iPhone


Um amigo pede ajuda:

"Feliz 2010 Cristovao. Aproveito para informar que comprei um iPhone 32GB e queria saber se tem dica para economizar a bateria dele e como colocar acento nas letras, por exemplo a letra eh. Forte abraço."

Resposta:

"Feliz 2010 !

Parabéns pela sua nova aquisição. Você não disse, mas deve ser um iPhone 3GS.

Primeiramente, aceite a limitação do iPhone: você precisa sempre estar carregando a bateria.

Como já não consigo imaginar minha vida sem o iPhone eu tenho carregador no carro e sempre que o iPhone está em casa eu o deixo carregando, principalmente quando vou dormir.

O problema de bateria é de todos os bons smartphones, inclusive do grande concorrente, o Milestone da Motorola.

Acentuação: apenas mantenha a letra que deseja acentuar apertada até que apareça um menu de opções, deslize o dedo sobre ele e selecione o que deseja. Fim.

Economizar Bateria

Faça o seguinte para economizar:

1- O quê: Verifique se o bluetooth está desligado e mantenha-o assim;
Como: Ajustes => Geral => Bluetooth.
O que você perde com isso?
Terá de ligá-lo se quiser usar fone de ouvido bluetooth para conversação de voz. Lembre-se que o bluetooth no iPhone não serve para transferência de dados, apenas para conversação por voz;

2- O quê: Se não estiver usando WiFi, mantenha o WiFi inativo, pois caso contrário ele fica procurando rede e consumindo muita bateria;
Como: Ajustes => WiFi
O que você perde com isso?
Cada vez que houver uma rede WiFi disponível, ele não vai detetá-la, pois sua busca está desligada. Você é que terá de se preocupar em saber que tem a rede WiFi disponível e ligar o WiFi novamente, e desligar depois de usá-la;

3- O quê: Se não está usando transferência de dados, mantenha o 3G desligado - meu filho faz isso todo o tempo;
Como: Ajustes => Geral => Rede => Ativar 3G
O que você perde com isso?
Cada vez que quiser fazer transferência de dados, terá de se lembrar de que o 3G está desligado e ligá-lo e depois que acabar, desligá-lo de novo;

4- O quê: Certifique-se que "notificações"está desativado;
Como: Ajustes => Notificações;
O que você perde com isso?
Todos os aplicativos que usam o serviço de notificações para avisá-lo de algum acontecimento que pode lhe interessar, pararão de avisá-lo. A lista dos aplicativos que serão afetados aparece abaixo de Notificações;

5- O quê: Desative serviço de localização;
Como: Ajustes => Geral => Serv. Localização;
O que você perde com isso?
Terá de re-ligar o serviço cada vez que desejar usar um programa que precisa da sua localização, como o aplicativo do Google Maps e aplicativos que oferecem opções diferentes dependendo da sua localização, como aplicativos de cinema, lojas, etc.

6- O quê: Desative serviço de compartilhamento (tethering - isto é, usar o iPhone como Modem);
Como: Ajustes => Geral => Rede => Compartilhamento
O que você perde com isso?
Se a sua operadora é TIM, Claro ou Oi, você não perde absolutamente nada, pois nenhuma dessas operadoras permite o Tethering - compartilhamento da Internet.
Agora, se você usa a ViVo, como eu faço, você precisará re-ligar o Tethering/compartilhamento, sempre que quiser utilizar o seu iPhone para navegar na Internet com o seu computador, ou seja, usar o seu iPhone como modem;

7- O quê: Certifique-se de que o Roaming de Dados está desligado;
Como: Ajustes => Geral => Rede => Roaming de dados;
O que você perde com isso?
No Brasil, nada. As operadoras no Brasil não cobram tarifa diferenciada por tráfego de dados longe da base. Em outras palavras, para dados, não existe roaming, ou seja, não existe tarifa diferenciada.
Por exemplo, se você contratou um plano de dados de 500Mb você poderá usá-lo independentemente de onde esteja no Brasil até 500Mb, quando passar disso, a sua tarifa por Mb será idêntica, não importando, o local de onde esteja usando o serviço de dados. Haverá roaming de dados se for para o exterior. Na ViVo por exemplo, no exterior há a cobrança de R$35,00/Mb utilizado.

O que eu faço?

Eu já uso uma outra estratégia, mantenho tudo ligado (exceto: bluetooth, roaming de dados e compartilhamento) todo o tempo, e procuro manter o iPhone carregando sempre que eu posso.

Inclusive, comprei na Apple americana, via www.mercadodireto.com um carregador solar para o iPhone - Solio Mono - que carrega mesmo em locais em que não haja energia elétrica.

Espero ter podido ajudá-lo.

Abraços,
Cristóvão "

Nenhum comentário: