quinta-feira, 25 de junho de 2009

E viva o MEC !


- O Ministério da Educação apresentou um aplicativo que permite a qualquer usuário transformar arquivos de texto em áudio ou ainda gerar documentos para impressão de textos em braile.

Chamado de Mecdaysi, a aplicação foi desenvolvida por pesquisadores do Ministério da Educação e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consumiu R$ 680 mil em custo de desenvolvimento.

O Ministério vai liberar ainda outros R$ 180 mil para centros de apoio ao deficiente visual espalhados pelo Brasil usarem a tecnologia na impressão de livros didáticos em braile e na conversão de livros em papel em áudio livros.

Com versões para Linux e Windows, o programa lê arquivos de texto e os converte para voz. Assim, qualquer obra disponível em formato digital pode ser convertida para arquivo de áudio e tornar-se acessível para portadores de deficiência visual.

Ao apresentar o aplicativo, em evento em Brasília, o ministro Fernando Haddad frisou que o software não visa substituir a alfabetização em braile ou a produção de livros em linguagem com revelo, mas sim criar uma ferramenta complementar para a inclusão de deficientes visuais.

Nenhum comentário: