segunda-feira, 29 de junho de 2009

7 dicas para perder o medo de falar em público


7 dicas para superar o medo de falar em público

Se detesta falar em público, você não está sozinho. Em pesquisas sobre as principais fobias, o medo de falar em público (glossofobia) está em primeiro lugar em todo o mundo – à frente do medo de aranhas, de altura, de voar e até mesmo da morte. De fato, três em cada quatro pessoas sofrem de ansiedade ao falar.

A boa notícia é: falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e controlada. Nós compilamos algumas práticas recomendadas e estratégias comprovadas que o ajudarão a combater a ansiedade da apresentação da próxima vez que você tiver que falar para um público.

Aceite e domine seu medo
Comece aceitando que você fica nervoso toda vez que tem que falar em público; não é nada com que tenha que se sentir perturbado. Agora, enfrente seu medo fazendo um esforço para fazer alguma coisa a respeito. O pior que você pode fazer é evitar completamente falar em público. Isto pode ter um efeito adverso em sua carreira e intensificar o medo.

Liberte-se da perfeição
Pare de se pressionar para ter um discurso perfeito. Afinal de contas, é apenas uma fala, não uma questão de vida e morte. E se tropeçar um pouco, você não perderá seu emprego. Aceite que erros acontecerão. Quando isso acontecer, tente recuperar a calma rapidamente e seguir em frente. As chances são de que ninguém perceba.

Conheça seu material
Você se sentirá realmente confiante somente se souber de verdade o assunto. Provavelmente, você já é um especialista no tópico sobre o qual está falando. Portanto, aproveite o fato de ter um conhecimento valioso para compartilhar. Se não estiver familiarizado com o tópico, pesquise e prepare-se até se sentir confiante de que possa tratar de quaisquer questões que possam surgir. Sinta-se animado com o assunto. Se o assunto for chato, insira uma anedota, uma citação ou um elemento de interesse das pessoas.

Pratique. Pratique. Pratique.
Ninguém é um pianista nato. A pessoa deve aprender como tocar piano e praticar horas incontáveis para fazê-lo com graça e sem esforço em um recital. Da mesma forma, bons oradores não nascem assim, eles se tornam. Portanto, da próxima vez que tiver que palestrar, dê a si mesmo tempo suficiente para preparar, organizar o material, praticar o discurso e fazer os ajustes necessários antes de estar diante do público. Lembre-se de que quanto maior a freqüência com que fizer palestras, melhor você se tornará.

Preste atenção no seu público
Em vez de colocar o foco em si mesmo e se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito, coloque o foco no público. Sorria, faça contato com os olhos. Incentive a interação atraindo-os para a apresentação e fazendo perguntas relevantes. Isso não apenas faz de você um orador mais dinâmico e simpático, mas também ajuda tirar a pressão e os olhos de você.

Imagine o sucesso
Pare de visualizar um desempenho desastroso. Você apenas ficará mais nervoso e seu cérebro automaticamente associará falar em público a emoções negativas. Em vez disso, substitua essas imagens negativas por imagens de sucesso. Imagine-se em pé confiantemente em frente a uma multidão e fazendo uma grande palestra. Fazer isso mudará associações negativas em positivas e ajudará a programar seu cérebro e seu corpo para o sucesso.

Sinta-se bem e transmita isso
Se começar sua palestra sentindo-se bem e transmitindo esta sensação, isso o ajudará a ficar mais relaxado e confiante quando estiver diante do público. Tente dormir o suficiente na noite anterior de forma que esteja o mais descansado possível. Não coma demais pouco antes da palestra. Use sua roupa predileta, algo agradável com que você se sinta confortável e confiante.

Se desejar praticar falar em público, mas sem a pressão de falar em situações profissionais, considere a possibilidade de participar de uma reunião local dos Organizadores Internacionais. Esta organização de liderança e falar em público sem lucros ajuda a praticar o discurso em um ambiente de apoio com feedback construtivo de seus colegas.

Para obter mais dicas e cursos sobre carreira e desenvolvimento pessoal, visite o HP Learning Centre.

15 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um discurso amanhã e essas dicas me ajudaram muito!

Anônimo disse...

vou fazer um trabalho hoje, e com fé vou conseguir

Anônimo disse...

Olá.
Amanhã,(11/05), terei que fazer um um pequeno discurso na minha escola para os meus colegas,e, tenho medo da reação deles, mas vou tentar usar essas dicas para não ficar tremendo(é engraçado, mas isso sempre acontece!)e fazer um discurso íncrivel. Obrigado, Lorena.

Anônimo disse...

ADOREI AS DICAS, TENHO PAVOR EM FALAR EM PUBLICO MAS O MUNDO MODERNO EXIGE ESSE COMPORTAMENTO NO TRABALHO,NA FACULDADE...
TENHO MUITO O QUE TREINAR OBRIGADO PELAS DICAS.

Gabriel CN disse...

Muito bom!!!Essas dicas fizeram com que eu me sentisse mais confiante...Eu serei advogado em um júri simulado e essas dicas me deram outro animo...tomara que eu ganhe minha causa..Obrigado pela ajuda.

Erikson disse...

Muito legal esses topicos me ajudaram muito msm... Liturgia da Igreja nao é nada facil quando se tem uma multiudão esperando vc transmitir as mensagens da biblia. Muito Obrigado msm .

Wandressa disse...

Dia 17 de novembro de 2011, fiz uma apresentação de português na escola. Estava quase surtando, pq tinha de falar na frente das turmas de sexta série da minha escola. A C11, a C13 e a C14. A minha era a C12.BOM,AINDA BEM QUE DEPOIS DESSE TRABALHO A PROFESSORA RESOLVEU ME PASSAR DE ANO. BJOS.

Anônimo disse...

nossa adorei as dicas concerteza irão me ajudar muito.estou mais confiante agora.

Anônimo disse...

obrigadão isso me ajudou, eu me cinto ate outro cara

Raphaella Pimenta disse...

Eu ja fico 1 semana antes da apresentação de trabalho nervosa .. Pesquiso sobre o que vou falar, mais na hora, vejo aquele monte de gente e nao consigo .. Entro em panico mesmo . Da ate crise de choro, fico nervosa, ansiosa, medo .. fico com tudo, ate fugir da sala pra nao apresentar ficar sem nota eu saio.

Anônimo disse...

adorei,vou seguir a risca e vamos que vamos.Vai da certo na proxima apresentação na universidade.valeu de verdade...




Anônimo disse...

As dicas sao muito boas.eu sou muito timido e ancioso.fico dias antes imaginando o pior acontecer gostei muito mesmo das dicas vou praticar e tentar vencer o medo.valeu mesmo

anônimo disse...

Preciso fazer uma apresentação daqui um mês, e confesso que já estou ansiosa demais... mas essas dicas já me ajudaram como ter uma ideia para apresentar. Obrigado.

Anônimo disse...

Acontede a mesmo coisa comigo
Entro em panico e choro
E horrivel

Anônimo disse...

Adorei todas as dicas vão me ajudar bastante.