quarta-feira, 19 de maio de 2010

Memorização: quem não lembra, não sabe...


Ministrando aulas em cursos de MBA há 15 anos, fico sempre espantado com a capacidade dos alunos esquecerem totalmente tudo que aprenderam nas disciplinas que antecedem a minha.

São gastos milhares de reais nesses cursos e, mais grave, centenas de horas. Na maioria das vezes de todo esse investimento sobra muito pouco.

Na época do vestibular, preocupado em maximizar o desempenho com o mínimo de esforço, junto com alguns colegas, desenvolvi um método para não esquecer o conteúdo das aulas e mantê-lo na memória por anos a fio.

O método é simples, toma pouco tempo, mas geralmente toma um tempo em que as pessoas estão preocupadas em dedicar a outras atividades e, por isso, poucos alunos o aplicam. Alguns que o aplicaram relataram resultados extraordinários.

Recentemente ensinei o método na disciplina de Derivativos da FGV, na turma GFCA4 de São José dos Campos, e um dos alunos, Lindomar Antônio Fornazieri, o aplicou e enviou o e-mail abaixo:

Bom dia professor.

Desculpe por estar lhe incomodando, mas , vale a pena.
Quero dizer-lhe, que de todo o curso que tenho assitido até esta data, na sua última aula de sábado, os últimos dez minutos de aula valeram muito na minha vida, quando o senhor deu uma explanação sobre memorização. E, eu tenho feito e posso dizer que é fantástico, pois, consegui o que parecia impossível, memorizar um livro de 50 páginas.

Um abraço.
A sua ajuda foi fantástica.

Lindomar Antonio

5 comentários:

Paula Fadul disse...

Mas ficou a dúvida... Qual é o método?

Anônimo disse...

Como saber mais?

Abraço!

Rossi (São José dos Campos-SP)

Camila disse...

Professor! faço minhas as palavras do Lindomar! foi realmente muito útil! até sugeriria que vc postasse aqui mais sobre essas dicas, como vc fez para memorizar o nome de TODOS os alunos da minha sala (ABC MKT26), como faz para acordar sem despertador, e lógico, relembrar esta técnica de memorização que eu já esqueci! rs rs rs
sou muito sua fã!!
Camila

Rebeca Werlang disse...

qual o métotodo professor, fiquei curiosa.

Unknown disse...

Mestre, li o livro recomendado "Como Estudar e Como Aprender" de Mira y Lopez (encontrei em www.estantevirtual.com.br) mas ainda não foi suficiente. Gostaria também de saber como é o seu método.