sábado, 22 de maio de 2010

Objetivos invertidos


Para que serve a seleção de futebol do Brasil? Para alegrar o povo, me parece óbvio. A alegria do povo não vem só com a vitória. Vem também do prazer de receber os jogadores no aeroporto, ver os treinos, ficar feliz com a convocação, curtir os seus ídolos, etc.

O treinador Dunga parece não compreender nada disso!

Preocupado com o seu emprego e em provar que tem competência, corre o risco de ser um vencedor solitário. O homem é fechado e zangado, destilando antipatia. Consegue colocar toda a imprensa especializada em acordo, tanto na convocação equivocada, quanto na antipatia que amealha por onde anda.

Dizem que ele é coerente! E daí? Coerência é sempre bom? O bandido que assalta e mata para não ser reconhecido é coerente com a sua atividade do mal. Isso é bom? Estamos nos deixando levar pelo pressuposto de que um técnico coerente basta para o Brasil. Não basta! Queremos ganhar, mas com alegria, não deixando nossos jovens torcedores sem ver seus ídolos passarem.

Duvido que essa seleção consiga trazer algo de bom para o Brasil, mesmo que traga a taça. Nós brasileiros não queremos apenas vitórias, mas vitórias de que nos possamos orgulhar. Em 1982, perdemos, mas nos orgulhamos até hoje, juntamente com o mundo inteiro, daquela seleção. Em 1994, ganhamos, e até hoje sinto vergonha.

Mais importante que tudo na vida é entender os objetivos e não invertê-los!

Nenhum comentário: