segunda-feira, 3 de maio de 2010

O iPad e eu - parte 2


Com aproximadamente 48 horas usando o iPad, já posso responder a algumas dúvidas que eu tinha e que acredito que você também tenha:

01- Se você já tem iPhone e MacBook (ou outro notebook) o que o iPad lhe acrescenta?

Com tranqüilidade respondo que absolutamente nada. Pelo contrário, você continuará necessitando do seu iPhone, pois acima de tudo ele é um telefone, e também do seu MacBook, pois com ele você manipula arquivos com facilidade. O iPhone é essencial, o MacBook também, mas o iPad é perfeitamente dispensável. O papo do Steve Jobs na apresentação dizendo que ele faz tudo melhor é só isso: "papinho".

02- Há algum motivo para se comprar o iPad?

Sim, ele é ótimo para navegar na Internet - uma experiência fantástica - e para responder e-mails. Ele é uma ponte de ligação entre o iPhone e o MacBook. Estes dois são essenciais, o iPad é perfeitamente dispensável, mas se você o tiver, vai curtir bastante e ampliar o seu leque de opções.

03- Qual o grande ponto forte mais importante do iPad?

A bateria! A do iPhone dura muito pouco. A do MacBook, quando estamos conectados em WiFi, ou na Internet via 3G, também vai embora em umas quatro horas. Fiquei cinco horas trabalhando direto nele, no sábado, baixando vídeos, assistindo a vídeos, baixando aplicativos, enfim, diversas atividades altamente consumidoras de bateria e quando fui dormir ele estava com 55% da bateria ainda disponível. Realmente, a duração é surpreendente.

04- Qual o grande ponto fraco do iPad?

Manipulação de arquivos, com conseqüente falta de porta USB. Por exemplo, a foto que coloquei nesta postagem precisou do MacBook para ser colocada, apesar da mesma estar no iPad. Por quê? Porque o Google acessa a estrutura de arquivos, e a foto fica apenas dentro da base de dados do aplicativo de fotos do iPad, sem acesso externo, via Internet.

05- Qual o segundo grande ponto forte do iPad?

Navegar na Internet - inclui e-mails - e ver vídeos. Em tudo que envolve vídeo e Internet o iPad brilha, por isso, iPad com apenas WiFi fica extremamente limitado.

06- Você deve comprar o iPad?

Se você tem um orçamento apertado e vai pesar no seu bolso, nem pense, pois ele não vai mudar em nada a sua vida do ponto de vista funcional, vai apenas torná-la mais prazeirosa. Mas, para isso é preciso que você curta esse tipo de coisa. Se não, esqueça! O grande barato do iPad é o prazer, com mais autonomia de bateria.

07- Se você decidir comprar, que iPad deve comprar?

Se você só pretende usá-lo em casa o que tem apenas WiFi está de bom tamanho e pode ser o de 16Gb. Mas, se curte vídeos, parta direto para o de 64Gb. Baixei um pequeno podcast de Harvard e lá se foram, rapidinho, 5Mb.
Se pretende usá-lo fora da casa, tem que ter 3G. E, além do preço mais alto, prepare-se também para o plano da operadora. Se não curte vídeos, pegue o de 16Gb, caso contrário o de 64Gb.

08- Ele vai ter câmera no futuro?

Eu já começo a acreditar que não. Começo a acreditar que a Apple nos quer comprando iPhone, para ter câmera e comunicação; iPad, para navegar prazeirosamente pela Internet e MacBook para trabalhar de verdade!

09- Quando vou comprar o meu?

Sinceramente, tenho até dúvidas se vale a pena, além de o ter apenas como um brinquedo. Se o dinheiro estiver folgado, devo comprar. Mas, só quando tiver o 3G, também aqui no Brasil. Apenas com o WiFi não vale a pena para mim.

10- Gosta de ler livros; e lê bastante?

Esqueça o iPad. Tentei ficar muito tempo - 1 hora lendo - e o reflexo na tela, mas a iluminação da tela me fizeram ficar com o olho ardendo, e doendo, como nunca havia ficado. Heavy reader precisa do Kindle. Agora, se você apenas lê umas notícias, aqui e ali, e uns artigos esporádicos, o iPad resolve. No que tange a leitura intensa ele nem chega perto do Kindle.

Nenhum comentário: