segunda-feira, 24 de maio de 2010

Debate: que Seleção Brasileira queremos?


O debate começou com o Daniel Kroeff de Araújo Correa enviando o e-mail abaixo questionando a minha afirmação de que prefiro uma Seleção como a de 1982 do que a de 1994, mesmo com a derrota.

Amigo Cristovão

Boa noite

Honestamente prefiro ganhar uma Copa com um time como de 1994 a perder com um como de 1982.

Minha pergunta é de que serve um futebol bonito se não for eficiente?

Para mim é como uma empresa com uma linda estrutura física, mas que apresenta resultados negativos em seus balanços.

Abraços

Daniel


Minha resposta

Pois é, Daniel,

Tudo na vida é uma questão de objetivos. Você vê a Seleção como uma empresa. Eu vejo como uma coisa importante para o povo, para dar alegria, dar felicidade. Afinal, no futuro estaremos todos mortos.

Empresas existem para gerar riqueza para seus proprietários. A Seleção não gera riqueza para o povo, o que ela pode é gerar prazer. O objetivo do esporte, para quem apenas observa, é o show!

Se o show é pobre...

Muitos pensam como você, mas muitos pensam como eu, e estão ficando cada vez mais irritados com a Seleção.

Para você basta a vitória. Eu sou mais exigente, muito mais! Quero vitória, mas quero show, alegria, diversão. Como havia dito, prefiro a de 1982 à de 1994. A primeira levou azar e a segunda sorte. Mas, a primeira foi muito mais bonita de se ver e me trouxe mais felicidade, mesmo que com uma ponta de sofrimento ao final.

Essa é a beleza da diversidade! Podermos pensar diferentemente, nos expressarmos, discutirmos, democrática e respeitosamente.

Se você me permitir, gostaria de colocar esse nosso debate no meu blog, para podermos ouvir outras opiniões.

Abraços,
Cristóvão


A resposta dele

Claro que permito

Me perdoe, talvez não devesse escrever isso que segue, mas não custa lembrar: só cuide para não ser tendencioso na chamada para o debate.

Se analisarmos o histórico do futebol veremos que as seleções que dão show, na maior parte das vezes perdem. Outro exemplo é a Laranja Mecânica da Holanda. Cá para nós o futebol já é um negócio muito mais profissionalizado que muitos setores da economia.

Também gostaria do show com vitória, mas dada a realidade acima apresentada e o avanço da preparação física o que vemos é que a organização, a eficiência e a eficácia, o valor do grupo e a tática têm se mostrado sobremodo importante e vencedor ao brilhantismo de algumas individualidades.

Abraços

Daniel

Nenhum comentário: