quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma Copa que não empolga. Por quê?


Eu estava torcendo em 1970. A um mês da Copa não se falava em outra coisa. Também, com Pelé, Gerson, etc, era empolgante. Por quê agora nada empolga? Acredito que haja vários motivos, o primeiro deles é um técnico mais preocupado com o emprego dele do que em entender que só tem sentido ir para a Copa para trazer alegria para o povo. Dunga já começou mal, trazendo tristeza e decepção. E para muitos irritação.

Zagalo, com total amnésia em relação a sua primeira convocação, apoiou Dunga dizendo que não deveria mesmo convocar Ganso e Neymar, pois são muito novos e nunca haviam jogado na Seleção. O escritor Ruy Castro veio lembrar que, em 1958, Zagalo foi convocado sem nunca ter jogado pela Seleção, e com essa oportunidade brilhou e se tornou o titular da posição.

Dunga é um burocrata medroso fazendo pose de corajoso. Ele tem medo de Neymar e Ganso, ele tem medo de alguém brilhar e ele perder o controle. Será que o objetivo é apenas ganhar? Não na minha opinião. Em 1994, foi uma vitória de Pirro, aquela que acaba sendo uma espécie de derrota. Ganhar a Copa nos penaltis com o adversário chutando a bola para fora? Foi lamentável, senti vergonha.

Eu duvido que a Seleção consiga ganhar essa Copa. Mas, isso não é o mais importante. O mais importante é trazer alegria para o povo, e o medíocre Dunga não compreendeu que o povo quer empolgação, alegria, ganhar de forma que traga orgulho e não simplesmente ganhar. Futebol para o povo não é sobrevivência, é prazer, lazer.

Talvez haja mais motivos para a Copa não empolgar tanto. Antigamente, havia menos alternativas. Agora temos tantas alternativas de diversão e prazer que a Copa fica menor: Internet, TV a cabo, vídeo games, iPhones, iPads.

De qualquer forma, eu estou indignado de ver o treinador do Brasil barrar um futebol lindo e de arte como do trio Neymar, Ganso e Robinho. Eu torço pelo futebol bonito e não pelo futebol burocrático. Nossos vizinhos argentinos, com todos os seus defeitos, compreendem isso quando colocam sete atacantes, enquanto convocamos sete volantes.

Vou torcer para o Brasil, apesar do Dunga, mas não vejo a hora da era Dunga terminar. Acho que ele ainda vai lamentar muito não ter trazido Neymar, Ganso e também o excelente goleiro Vitor. Doni foi demais, coisa de apadrinhamento.

Lamentável esse Dunga! Só resta torcer para a Branca de Neve nos livrar dessa praga anti-futebol arte.

Nenhum comentário: