domingo, 20 de dezembro de 2009

Motorola Milestone - primeiras impressões




Como meu aniversário é logo após o Natal, e ninguém lembra mesmo, sou obrigado a compensar com um auto presente todo ano. Embora esteja 100% satisfeito com o iPhone, gosto de ver competição e venho buscando um smartphone que possa pelo menos se aproximar de competir com ele. Agora descobri: Motorola Milestone. Este celular chega ao Brasil quase que ao mesmo tempo do seu lançamento nos Estados Unidos. Só isso já nos traz um alento...Lá, ele recebeu no nome de Droid, uma referência ao seu moderno sistema operacional do Google, o Android 2.0. Diga-se de passagem que a maioria dos celulares que usam o Android, e que já não são poucos, utilizam ainda a versão 1.0. A versão 2.0 é bem melhorada.

Tudo começou com os diversos elogios e prêmios que o Droid - aqui chamado de Milestone, por razões de marketing - ganhou lá fora. Venho acompanhando e lendo as resenhas, algumas das quais foram publicadas neste blog. Como estou em processo de me desligar da TIM, resolvi também me desligar do aparelho antigo e ter um novo para o número que uso no Rio de Janeiro. Decidi que seria o Milestone da Motorola (Droid).

Desde ontem a noite, estou com ele e passei algumas horas tentando entender seu funcionamento, que é bastante fácil e intuitivo. Vamos, então, às primeiras impressões, tomando como referência o iPhone:

01- ADOREI: Tela grande e de alta definição, torna a navegação por páginas da Internet extremamente agradável;

02- ADOREI: Tela sensível ao toque que em nada deixa a desejar quanto aquela apresentada pelo iPhone;

03- ADOREI: Milhares de aplicativos, muito bons mesmo, totalmente gratuitos;

04- ADOREI: O dock, que vem com ele, e que permite que você carregue a bateria em posição de paisagem, enquanto ele funciona como um despertador na mesa de cabeceira;

05- GOSTEI: De uma agradável sensação de liberdade de ver as coisas sendo feitas de forma competente, principalmente em tudo referente a software, sem as exigências e restrições da Apple;

06- GOSTEI: De poder criar pastas para colocar ícones dentro e organizá-los da forma que eu desejar. Diferentemente do iPhone que não permite a criação de pastas.

07- GOSTEI: De poder arrastar com a maior facilidade qualquer ícone de um lugar para o outro. E eles ficarem exatamente na posição que eu os colocar e não na posição padronizada da Apple;

08- GOSTEI: De como o telefone conseguiu buscar toda a minha agenda de contatos que havia no Google e integrou a minha agenda que havia no iPhone - sabe-se lá como ele fez isso!

09- GOSTEI: O gerenciamento de contatos é muito mais simples do que no iPhone. Enquanto no iPhone precisamos ter uma conta Mobile Me da Apple para poder fazer sincronização, o Milestone faz a sincronização sem cobrar nada por isso. Eu diria que daqui para frente, quando tiver que buscar um contato, me sentirei tentado a buscá-lo primeiramente no Milestone.

10- INDIFERENTE: Teclado físico. O Milestone possui tanto teclado físico quanto virtual. Como já estou habituado ao teclado virtual do iPhone, tenho achado chato usar o teclado físico e tenho mesmo no Milestone usado o teclado virtual.
Mas, tenho certeza de que quem não usa teclado virtual vai adorar usar o teclado físico.


11- NÃO GOSTEI: O Milestone esquenta muito, a ponto de incomodar quem o está segurando. Eu já sabia disso, pois as resenhas corretamente nos alertam. Mas, esquenta além das minhas expectativas;

12- NÃO GOSTEI: Ele é bastante pesado de forma que se você o jogar no bolso de uma calça social de tecido fino, ele vai incomodar e ficar balançando na calça.

13- NÃO GOSTEI: Quando você o segura em formato paisagem, diversas vezes vai, sem querer, tocar no botão de HOME que desfaz o que você estava fazendo. Erro grave de projeto que foi minimizado com um ressalte de forma que a tela que desliza para mostrar o teclado é menor que a parte de baixo. Isso, além de não resolver totalmente o problema, estraga o visual do produto que já não é muito bom: parece um tijolo.

14- NÃO GOSTEI: Do fato do alto falante ser na parte de trás do aparelho. Dessa forma, você sempre bloqueia a saída de som quando segura o aparelho nas mãos. Outro erro grave de projeto.

15- NÃO GOSTEI: De ter levado mais de uma hora tentando configurar o aparelho que só ativa diversas funções depois que você entra em contato com os servidores do Google, com uma conta, seja pré-existente, ou uma nova. Dava sempre uma mensagem dizendo que talvez eu estivesse sem plano de dados. Isso me fez ligar para a operadora para confirmar. Depois que a ViVo me confirmou que estava tudo certo, continuei tentando a cada 5 minutos e, de repente, pronto, a configuração foi feita. Depois disso, tudo foram flores.

Comparando com o iPhone, nota-se que o iPhone ainda é muito superior, mas não tanto que não possa ser alcançado em breve. O Milestone está na rota certa e já é um grande smartphone. Ontem na loja da ViVo um rapaz resolveu consultar a minha opinião se deveria levar o Milestone. Como já havia feito uns testes na loja, pude dizer o que vou dizer aqui "Se não puder ter um iPhone, compre um Milestone" é, sem dúvida, a coisa mais próxima de um iPhone que alguém pode ter.. Pelos pontos que o rapaz tinha na operadora, precisaria desembolsar mais R$1.000,00 para comprar o iPhone e apenas R$100 para comprar o Milestone. Comprou, portanto, um Milestone e fez muito bem.

Meu veredito provisório, é o mesmo: Não pode comprar um iPhone? Compre um Milestone!!!

E sinto-me feliz de poder ter os dois...

PS: Imprescindível para quem vai ter um Milestone é ler o excelente artigo da PCWorld denominado:
Android: 39 dicas e downloads para você fazer mais com o Google Phone

Um comentário:

Yury Cassini disse...

"O Milestone esquenta muito, a ponto de incomodar quem o está segurando. Eu já sabia disso, pois as resenhas corretamente nos alertam. Mas, esquenta além das minhas expectativas;

12- NÃO GOSTEI: Ele é bastante pesado de forma que se você o jogar no bolso de uma calça social de tecido fino, ele vai incomodar e ficar balançando na calça."

Bem ele é mais leve que o Nokia 5800 ele esquenta pois os componentes são de fibra e estão interligados a forma de pensar!
Como eles conseguiram fazer isso e deixar ele tão fino, ele é muito resistente e o design retro realça sua cara de Android.
Sem dúvida é o melhor gadget dos ultimos tempos!