sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Diferencial competitivo dos E-books: Manuais



Desde que conquistei, na minha juventude, uma garota porque sabia explicar o funcionamento de um vídeo cassete, eu me apaixonei por manuais. Através deles aprendemos a usar a tecnologia em toda a sua força. Canso de ver pessoas dizendo o equipamento não ser tão bom quanto pensavam. Por quê? Porque não sabem usar. E não sabem usar por quê? Porque detestam ler manuais, que não devem ser lidos como romance, mas consultados como Bíblia.

Bom, mas o foco aqui é outro. No início desse ano comprei um manual do Sistema Operacional OSX da Apple, o Leopard. Comecei a ler, mas logo desisti. É um livro tão grosso e pesado que se cair pela janela pode se tornar fatalidade para eventual transeunte. Muito mais de 1.000 páginas. Ler no avião, no aeroporto, nem pensar, pois carregar o manual é um sacrifício. Segurá-lo para ler: difícil. A melhor maneira: colocar sobre a mesa, para lê-lo com apoio. Um problema.

Agora a Amazon lança a edição Kindle (e-book) em contrapartida da edição em papel (paperback). Agora tenho todo o manual dentro do meu iPhone e posso lê-lo facilmente em qualquer lugar. Tê-lo à mão para consultas rápidas é fundamental. E o iPhone me acompanha para todo lugar!

Além disso, vem com um bônus de preço: paguei pelo manual em paperback (papel) o preço de US$23.09 mais US$8.00 de postagem, totalizando US$31.09 (R$55,20) e pelo Kindle o preço é apenas US$17,60 (R$31,27).

Um ganho de comodidade com uma redução de preço de quase R$24,00 - R$23,93 - representando uma redução percentual de mais de 43% no preço.

Quer mais um bônus? Agilidade!!! Levei mais de três semanas para receber o manual em papel da Amazon, ou seria um custo absurdo de transporte. E o da versão Kindle: menos de 1 minuto e está disponível no seu iPhone.

Mais bônus ainda? Eu gastei diversas canetas marcadoras, pois manuais precisam ser sublinhados e anotados. No Kindle for iPhone você sublinha em amarelo as páginas com toque do dedo e faz anotações na tela de forma rápida e eficiente.

Não vamos nem perder tempo falando da questão ambiental, ou vamos?

E tem gente querendo me convencer que é melhor ficar com o livro em papel....

Nenhum comentário: