sábado, 26 de dezembro de 2009

Morte anunciada




Fiquem atentos ao setor editorial, sua morte já foi anunciada. Tudo conspira contra o setor e seus empresários parecem fora do mundo, não entenderam que é para o futuro que a estratégia deve olhar. Jeff Bezos, da Amazon, enxergou longe. Há mais de 2 anos lançou o Kindle que agora está explodindo. Steve Jobs já chega a galope. Vai ser um massacre. E alguns ainda tentam se adaptar, às vezes de forma cômica. A Record entrou para a comicidade empresarial.

Hoje, no campo de busca de aplicativos do iPhone, coloquei a palavra E-Reader e vi pipocar dezenas de apps para iPhone especializadas em leitura de e-books.

Uma em especial provocou pena: a da editora Record. A Record é uma das maiores editoras do Brasil e quando vi o E-reader a princípio fiquei encantado. Afinal, teriam acordado para a realidade dos negócios? Mas, foi só baixar o aplicativo para deletá-lo alguns segundos depois. Eles usam o aplicativo do iPhone para busca de livros e compra do exemplar FÍSICO !!! Oferecem virtualmente apenas amostras do livro, usando o iPhone para fazer propaganda e manter o negócio de livro físico.É o que eu chamo de apostar na permanência do passado! Não agüentei o show de miopia.

Como é triste ver a dificuldade de empresários em se adaptar à realidade. E no final, só resta Darwin: "A sobrevivência do que melhor se ajusta". Ou de Shakespeare, bem antes de Darwin: "Estar preparado é tudo!"

Concluo que o artigo da década de 70 chamado de "Miopia em Marketing" do Theodore Levitt continua mais atual do que nunca. Assim como no passado as ferrovias perderam o bonde da história não entendendo que o negócio delas era transporte e não trens; as nossas editoras estão perdendo o avião a jato da história: o negócio delas é conteúdo e não embalagem. E o conteúdo de um livro nada mais é do que uma mídia digital, que pode, e deve, ser transmitido pela internet para a sobrevivência ecológica do nosso planeta. Querem continuar com o livro físico? Claro que devem, mas isso já fazem! Os saudosistas e as pessoas mentalmente idosas e de difícil adequação, continuarão durante muito tempo exaltando o cheiro do papel, o toque físico. Mas, a realidade é: elas vão ser extintas pelo mecanismo que Deus encontrou de fazer o mundo andar para a frente e abandonar o antigo: a morte.

Uma solução curiosa e interessante adotada pelos editores da revista Esquire foi lançar cada número da revista como um novo aplicativo do iPhone. Preço US$2.99 (R$5,30). A revista continua sendo vendida nas bancas, e no iPhone também. Pelo visto, há empresários que estão chegando atrasados na festa, mas são criativos.

Clique aqui para baixar o melhor artigo de administração que já li na minha vida: Miopia em Marketing do Theodore Levitt, professor de administração da Universidade de Harvard.

Nenhum comentário: