quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Hábitos de leitura



Quando li Charles Darwin no original, fique impressionado em descobrir que a expressão traduzida para o Português estava equivocada. Ele nunca falou na sobrevivência do mais forte. Ele falou no "survival of the fittest" cuja tradução correta é: sobrevivência do que se ajusta. Nem sempre o forte é o que se adequa melhor. Os dinossauros sumiram e as baratas e o tubarão continuaram.

Desde então resolvi pautar a minha vida para aceitar as mudanças inevitáveis e me ajustar a elas, sem reclamar e sem saudosismo. Graças a isso, minha vida tem sido mais fácil do que de muita gente. Ontem mesmo eu fui a uma reunião, dessas de Natal, e conversei com vários profissionais, sendo que três tinham o grau de PhD. E me confessaram que detestam usar o computador e que o evitam sempre que podem. Senti vontade de perguntar se já haviam lido Darwin. Bom, de qualquer forma estarão extintos em breve, mas, até lá, continuam sofrendo...

A seguir, mostro o trecho de um e-mail longo que enviei para uma amiga de terra distante, contando peripécias brasileiras. Nele falo de que consegui, não sem algum esforço, agora me ajustar perfeitamente à leitura virtual, graças ao iPhone e graças à Amazon e seu maravilhoso Kindle for iPhone, que nos oferece uma leitura agradável e um sistema de compras de livros que não consigo imaginar poder ser mais simples. Aqui vai o trecho:

"Quanto ao Dan Brown pode começar a ler logo, pois estou lendo diversos livros no meu iPhone, simultaneamente. Não quero mais livros de papel na minha vida. É uma maravilha carregar uma biblioteca comigo. Já vinha fazendo isso, mas agora me tornei um leitor compulsivo. Acho que desde os meus 17 anos, que não leio tanto! Qualquer paradinha eu saco o iPhone e com um clique já estou na página que havia deixado. Daí, para alternar entre gêneros é moleza. No momento estou lendo quatro livros, dependendo do estado de espírito do momento, todos excelentes:

1- Fooled by Randomness, do Nassim Nicholas Taleb - livro de filosofia;
2- O Alquimista, do Paulo Coelho - livro de outro tipo de filosofia;
3- Anti-Cancer, do David Servan-Schreiber, MD, PhD - sobre saúde;
4- Duma Key, do Stephen King - romance de ficção.

Todos foram baixados da Amazon para o meu Kindle for iPhone a um preço máximo de US$11.99 (R$21,40) para o Anti-Cancer. Os demais custaram exatos US$9.99 (R$17,60) cada. Todos estão sendo lidos em inglês, no original, exceto o Paulo Coelho que estou lendo na edição em português, pois o Paulo Coelho, de quem jamais havia lido uma linha sequer, está com todos os livros na Amazon, tanto em português quanto inglês.

Nenhum comentário: