sexta-feira, 29 de maio de 2009

GOOGLE WAVE: simplesmente REVOLUCIONÁRIO !


Sou fã dos produtos do Google e utilizo a maioria deles. Fico feliz quando um novo produto chega e traz um sopro de criatividade ao nosso mundo. No entanto, reconheço que, na maioria das vezes, são coisas maneiras, mas não revolucionárias. Porém, o Google Wave, que está sendo apresentado como o e-mail do futuro, é muito, muito mais do que isso.

A única apresentação que existe no momento é uma feita pelo gênio que desenvolveu o Google Maps e o Google Earth: Lars Rasmussen do Google. A apresentação tem a duração de 1h e 20m e não é uma apresentação de marketing, mas uma apresentação para desenvolvedores que vão ajudar o Google a alavancar esse produto - Google Wave - que será lançado mais para o final do ano.

A primeira meia hora do vídeo foi difícil, pois o produto é muito revolucionário e a apresentação não foi ensaiada. Mas, depois, à medida que o tempo passava, eu fui ficando boquiaberto. Posso garantir a vocês que a consequência em termos da forma como trabalhamos e nos comunicamos hoje será gigantesca.

Como professor, a uma certa altura fiquei imaginando como isso poderia modificar os meus cursos e já vislumbrei coisas sensacionais para fazer. Fiquei com a certeza, também, que os dias dos cursos presenciais estão contados. Em primeiro lugar, pelo fato das novas gerações estarem mais habituadas pelo contato via Web, mas principalmente por eu ver, pela primeira vez, uma ferramenta que pode tornar uma aula virtual mais interessante do que uma aula presencial. O potencial de comunicação com os alunos no período pós-aula é absolutamente fantástico através do Google Wave. Ainda assim, acho que estou longe de compreender todas as implicações na maneira de trabalharmos que o Google Wave vai provocar.

Para compreender todo o potencial, você precisa ver o vídeo até o final. Pois, à medida que se aproxima do final, características mais relevantes e interessantes vão aparecendo. A última foi de tirar o fôlego, quando digitando rapidamente em inglês Lars Rasmussen faz o Google Wave ir traduzindo simultaneamente para o francês, e com perfeição - minhas aulas do ginásio ajudaram - tudo o que vai sendo digitado e à medida que vai sendo digitado. Simplesmente incrível, e a plateia formada por 4.000 desenvolvedores, que não são do Google, explodiu em aplausos.

Se o seu inglês é bom, não perca o vídeo abaixo, que eu pretendo assistir outras vezes para compreender em toda a extensão o que vai mudar. Se não estiver vendo o vídeo abaixo vá até o site do Google Wave onde ele está postado: http://wave.google.com

Nenhum comentário: