quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Primeira análise do Google Chrome


Escolher um navegador é como escolher um carro. O carro nos leva pelas ruas das cidades com maior, ou menor, conforto. O navegador nos levas pelas avenidas da Web. No caso do carro temos os problemas de custos, mas no caso dos navegadores, todos são fornecidos de graça. Assim, experimentar e escolher o mais confortável é fundamental.

Não nego que sou fã dos produtos do Google, usando a maioria deles que, além de eficientes, são gratuitos. Portanto, foi uma agradável notícia saber que o Google estava lançando seu primeiro navegador.

Google Chrome
O site para baixar o Google Chrome estava simplesmente lotado de gente tentando fazer o download, o que me obrigou deixar o computador tentando toda a noite. Só agora pela manhã consegui fazer o download.

As primeiras impressões são as melhores possíveis. O que mais impressiona é a velocidade com que o mesmo é carregado, e que carrega as páginas. Em termos de ser carregado, ele é mais rápido do que o Firefox. Em termos de carregar páginas, eles parecem estar empatados. Depois, ele oferece recursos que os demais não oferecem. Para uma lista dos mesmos verifique o link:
O que diferencia o Google Chrome dos demais navegadores

Um bom site para se testar os navegadores é o site G1 da Globo: www.g1.com. Como o site é pesado e cheio de filmes, nele o Google Chrome se destaca. Outro site onde isso pode ser percebido é no YouTube. Nestes dois sites o Google Chrome provou ser imbatível em termos de velocidade.

Como eu uso 90% do tempo o OS X ao invés do Windows, terei de aguardar ainda o lançamento da versão para Mac, que segundo a equipe do Google será para breve.


Internet Explorer
Há muito que eu deixei de utilizar o Internet Explorer, um navegador pesado, lento e muitas vezes confuso. Se bem que temos de nos curvar ao fato de que a versão 8.0 que acabou de ser lançada é bem mais rápida, embora ainda esteja na versão beta. A impressão que temos é de um navegador antigo que vem tentando se reformular.

Firefox
Já tentei utilizar o Firefox, que sem dúvida é um bom navegador. Mas, ele também me parece um pouco confuso com seus infindáveis plugins, que permitem a customização, mas acabam tornando o mesmo muito pesado.

Safari
O Safari sempre foi leve e rápido, mas não tinha uma versão para Windows. E, frequentemente, sou obrigado a utilizar o Windows quando não estou utilizando meus computadores. Porém, recentemente, lançou a sua versão para Windows e tem sido a minha opção de navegação, tanto quando uso o sistema operacional da Apple (OSX), quanto quando uso o Windows;

Nenhum comentário: