quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BOVESPA EM BAIXA: A opinião de Claudio Gradilone



Em apenas nove pregões, o mercado recuou 13% e fechou nos níveis de agosto do ano passado. Alguns milhares de pequenos investidores que entraram na bolsa no pico dos preços em maio, estimulados pelo fato de o Brasil ter conquistado o "grau de investimento". Desde então, o índice Bovespa já perdeu 35% de seu valor, e as ações mais importantes, como Petrobras e Vale do Rio Doce, perderam mais do que isso.

Pior, ainda não há sinais de arrefecimento à vista. "O Tesouro americano assinou um cheque de 200 bilhões de dólares e nem assim o mercado se acalmou. Quer um sinal de crise maior do que esse?", pergunta, entre irônico e irritadíssimo, um experiente profissional do mercado.

Como explicar essa queda da bolsa? Simples: os investidores estrangeiros estão vendendo tudo o que têm a qualquer preço para cobrir seus prejuízos no mercado financeiro americano. Ou seja, eles vendem não interessando se a economia brasileira vai bem, se as empresas estão capitalizadas e baratas e têm boas perspectivas. "Os gringos estão vendendo. Ponto.", resume outro operador.

Nenhum comentário: