quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Folha de São Paulo pisa feio na bola...



A Folha é um jornal respeitável, certo? Bom, pisaram feio na bola com o evento da Apple que foi noticiado há mais de um mês! No caderno de informática da Folha de hoje, não há sequer uma única referência à ocorrência do evento. Um absurdo, uma vez que todos os editores de informática do mundo estão ligados no evento, que inclusive trouxe Steve Jobs de volta. Um evento que vem há mais de um mês recebendo grande atenção de todos os editores de informática, quer dizer, quase todos...

Resolvi, então, escrever para o Ombudsman da Folha e enviei o seguinte e-mail com o título de "Lamentável"

________________________________________________________________________

Senhores,

Um jornal tem obrigação de noticiar grandes eventos. O caderno de Informatica da Folha nesta quarta-feira sequer cita a existência de importante evento da Apple, convocado há mais de um mês. "It's only rock'n roll" vem sendo noticiado por toda a mídia. E a Apple é das mais importantes presas de Informatica.

Atenciosamente,


________________________________________________________________________

E qual foi a resposta da Folha, que veio rapidamente pelo menos? Uma resposta que só falta me chamar de bobo, pois pressupõe uma ingenuidade minha de não saber que não podem publicar de manhã algo que somente ocorre à tarde... Veja a resposta do Sr. Rodolfo Lucena, editor de informática.

_________________________________________________________________________

Prezado Cristovão

O caderno Informática circula às quartas-feiras, mas é concluído na segunda-feira no final da tarde.
Mesmo que fosse concluído ("fechado", no jargão jornalístico) na noite de terça-feira, seria impossível ter a cobertura de um evento que aconteceria no dia seguinte.
O evento da Apple será objeto de reportagem na próxima edição.
Atenciosamente

Rodolfo Lucena
Editor de Informática

A minha resposta foi a seguinte:

__________________________________________________________________________

Prezado Rodolfo,

Naturalmente !

A questão não é essa !

A questão é que a existência do evento não foi sequer mencionada, apesar do mesmo ter sido agendado com mais de um mês de antecedência. Sua resposta pressupõe uma ingenuidade do leitor que ele não tem.. Não trate seus leitores como se fossem incapazes de compreender o óbvio!

Hoje acompanhei pela Internet o evento, mas não por ter sido informado pelo Caderno de Informática da Folha que é publicado no mesmo dia do evento. Desculpe, mas como jornalistas vocês pisaram feio na bola...Isso diminui a credibilidade do caderno de informática.

De qualquer forma, agradeço sua resposta.

Atenciosamente,

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário: