quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Desbloqueando o iPhone oficialmente: dicas, problemas e soluções



Continuo me surpreendendo com o número de pessoas que desconhece o fato de que a lei obriga qualquer operadora a desbloquear qualquer telefone celular que você compre. O que significa desbloqueio? Significa que você passa a poder colocar qualquer chip, de qualquer operadora.

Como já informei em postagem anterior, comprei o meu 3GS no domingo, dia 30, e imediatamente solicitei o desbloqueio. A TIM cobrou R$72,00 por isso. Antigamente, era de graça, mas as operadoras chiaram e a ANATEL autorizou a cobrança.

Como funciona o desbloqueio do iPhone? Ele só pode ser feito pela Apple. Portanto, a TIM envia um e-mail para a Apple e eles providenciam o desbloqueio no prazo de 72 horas (3 dias). Mas, há detalhes que não são fornecidos...

Ontem, tirei o chip da TIM do meu iPhone e coloquei o da CLARO e não funcionou, concluí que não estava desbloqueado. Hoje fiz o mesmo e me senti frustrado com o mesmo resultado. Liguei então para a TIM para reclamar. O operador informou que o meu iPhone já estava desbloqueado. Foi, então, que percebi que havia esquecido alguma coisa. Para o desbloqueio ocorrer a Apple precisa alterar o programa dentro do seu iPhone e, portanto eu precisaria me conectar ao iTunes. Fiz isso com o chip da TIM e nada aconteceu. Troquei o chip e coloquei o da CLARO e, imediatamente, apareceu um aviso no iTunes dizendo que havia atualização para a minha operadora. Autorizei a instalação e, segundos depois, o iPhone estava recebendo o sinal da CLARO. E, logo depois do desbloqueio , a Apple informa que o iPhone está desbloqueado, e lhe dá parabéns por isso: "Congratulations, you iPhone has been unlocked". Naturalmente, pois para a Apple quanto mais estiver livre o seu iPhone, melhor.

Assim, apresentamos um passo a passo para desbloquear o seu iPhone pela operadora:

1-Assim que estiver comprando o seu iPhone solicite imediatamente o seu desbloqueio (UNLOCK);
2-Você terá de pagar R$72,00, se for pela TIM, mas vale a pena, pois um iPhone desbloqueado vale mais que um não desbloqueado; além disso você pode mudar de chip quando quiser. Peça o número do protocolo de desbloqueio;
3-Aguarde 72 horas. A operadora costuma enviar um SMS avisando do desbloqueio e chegam a telefonar. O número do protocolo é citado;
4-Para confirmar o desbloqueio, e efetivamente realizá-lo no seu iPhone, você deve trocar o chip - lembre sempre de desligar o seu iPhone para não correr o risco de queimar o seu chip - e colocar da outra operadora.
5-Com o chip da outra operadora - no meu caso a CLARO -, conecte-se ao iTunes, tendo uma conexão com a Internet, para ele poder acessar a Apple;
6-Surgirá uma mensagem dizendo que há atualizações para a sua operadora. Autorize a instalação.
7-Logo depois de instalada surgirá a mensagem de que o seu iPhone foi desbloqueado. Parabéns!

Um motivo a mais para desbloquear o seu iPhone da CLARO ou da TIM: o TETHERING.

O que é o TETHERING (pronuncia-se téderim)?
É a utilização do seu iPhone como modem, permitindo que você conecte o seu iPhone a qualquer computador que não tenha acesso a Internet e use a rede 3G para fazer o computador acessar a internet. A conexão deve ser feita com o iTunes ligado e através da porta USB.

A TIM nunca permitiu o tethering. A CLARO permitia até pouco tempo, porém quando tentei com o meu chip não funcionou. Fui até uma loja da CLARO e me informaram que houve ordem para bloquear o mesmo. A VIVO continua permitindo, além de ter sido a primeira a autorizar o tethering. Na verdade, a maioria das operadora no mundo não permitem, o que me parece uma estupidez, pois é mais uma maneira de se usar o pacote de dados da operadora.

O que vou fazer agora? Comprar um chip da VIVO e andar com ele na minha carteira. Se estiver em algum hotel em que não consiga acessar a Internet. Tiro o chip da carteira, coloco no iPhone, plugo o mesmo no meu MacBook e...voilá, estou navegando na Internet. Como sou desconfiado com essas coisas, já utilizei um chip emprestado para fazer a experiência e foi um sucesso.

Portanto, não deixem de desbloquear os seus iPhones!

Nenhum comentário: