quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PERIGO !!! Cuidado com os hidratantes


Em um estudo sobre câncer de pele relacionado ao sol, a aplicação freqüente dos produtos resultou em mais tumores e tumores de crescimento mais rápido. Pesquisadores afirmam que estes resultados foram inesperados, pois não imaginavam que haveria atividade cancerígena nestes produtos.

O estudo seguinte do grupo tinha o objetivo de utilizar o Dermabase em humanos para aplicar cafeína de maneira tópica, pois ela preveniu o câncer de pele em estudos com animais. Portanto eles pensaram que seria prudente testar se o hidratante isoladamente para verificar se ele não teria uma ação protetora contra o câncer. Para a sua surpresa o resultado foi exatamente oposto.

Isto os levou a testar tanto o Dermabase quanto outros três hidratantes, que eles esperavam poder utilizar em testes em humanos com cafeína. Para estes novos estudos em animais os pesquisadores utilizaram ratos sem pelos que sofriam irradiação de luz ultravioleta duas vezes por semana, por 20 semanas. Se mais irradiações os ratos desenvolveram câncer de pele; de maneira muito similar a humanos quando há excesso de exposição ao sol nos primeiros anos de vida.
Em seguida, durante cinco dias da semana, por 17 semanas, os pesquisadores esfregaram o hidratante na pele dos animais. O Dermovan aumentou o número de tumores em 95%, o Dermabase em 69%, o Vanicream em 58% e o Eucerin em 24%.

Segundo os cientistas a pergunta milionária seria: E em humanos? E a resposta é desconhecida. O estudo apenas alerta sobre a necessidade de que epidemiologistas estudem as pessoas que estão usando cremes hidratantes. Segundo eles, as empresas que fabricam estes produtos deveriam fazer estudos em animais para descobrir se seus produtos são cancerígenos.

Nenhum comentário: