sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Onde estou!? GIRUÁ, RS


A FGV já me levou aos quatro cantos do país, mas, na maioria das vezes eu já ouvira falar da cidade, como Boa Vista, RR onde estive no início deste mês; ou Rio Branco, AC, capital do Acre. No entanto, eu nunca ouvira falar de Giruá. Nada que o Google Maps não possa nos ajudar.

Um vôo de 1:30 hs de Congonhas para Porto Alegre, RS pela TAM. Desembarquei junto com o professor Vítor Paradela e juntos fomos fazer o check in na NHT. Já ouviu falar nessa companhia aérea? Nem eu! Mas, tudo muito organizado, desde que você não passe de 10kg de bagagem, ou terá de pagar R$4,50 por quilo adicional. A minha mala deu 10,95kg. Mais uma vez a minha sorte, pois não cobram valores inferiores a 1kg...

No avião, 17 pessoas apenas. Não tem comissária no avião, apenas o piloto. Nem co-piloto. Na entrada do avião você recebe um copo d'água, gelado. Não tem perigo de receber mais nada. E quem reclama ainda da GOL? Mais uma hora e meia de vôo e chegamos a Santo Ângelo. A paisagem no meio do caminho absolutamente linda. O dia estava de céu azul e a temperatura agradável, dentro e fora do avião. O Rio Grande do Sul é uma plantação só. Tudo maravilhosamente disposto, visto lá de cima. Dá orgulho!

Detalhe: a fronteira com a Argentina está apenas distando 64Km...

Em Santo Ângelo ficou o Vítor. No entanto, todos tiveram de descer para reabastecimento. Quinze minutos depois voltamos a entrar no avião, agora apenas 6 passageiros, separados do piloto apenas por uma cortina de pano...Ele insistiu em usar o sistema de som (bastaria falar mais alto, de tão pequeno que é o avião) para nos avisar que de Santo Ângelo a Santa Rosa seriam apenas 20 minutos. Dito e feito.

No aeroporto, um taxista de nome Ramão, me esperava para em mais quinze minutos me deixar no Hotel Colinas em Giruá, onde começará o curso daqui à pouco. A turma? Menos de 10 alunos me explicou a atendente. O curso será no próprio hotel, totalmente vazio, pois eles só funcionam durante a semana, hospedando representantes comerciais e empresários.

Cheguei morrendo de fome, mas o hotel não serve almoço. Sem problemas, o Paulo, recepcionista do hotel ligou para um restaurante que fica no posto de gasolina, na beira da estrada (que não tem praticamente movimento algum no fim de semana) e pediu para não fecharem logo, pois eu estaria indo lá comer. Largou o hotel, pegou o carro emprestado da FGV e lá me levou. Terminado o almoço, foi me buscar.

Se pensa que é interiorzão, esqueça! As estradas são bem pavimentadas e bem sinalizadas. Muito dinheiro correndo por aqui. Tudo bonito, organizado e bem cuidado. É gente, está dando orgulho de ser brasileiro. Pode apostar nesse país, pois quanto mais ando por ele, mais positivamente impressionado eu fico. Estou feliz de poder estar contribuindo um pouco para o desenvolvimento do nosso Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola!
Sou gaucha de Girua, minha familia ainda mora la,e eu atualmente moro em Madison, WI, EUA. Eu estava sem muito o que fazer e escrevi Girua no Google, e achei o teu texto. Antes de mudar para ca, nos moravamos em Brasilia, e fiz varias vezes esse trajeto com a NHT que voce tao bem descreveu. Acho ate que conheco esse Paulo que te recebeu tao bem. Fiquei orgulhosa da minha cidadezinha. Obrigada pelos elogios a ela.
Grande abraco.

Jarbas Cardoso disse...

Hehehehe!!! Pesquisando sabre um blog... cai nesta postagem!!! Bom, conheço a Marcia. E, claro, vivo na região, digo Giruá. E sei lá, já morei em grandes centros e se tratando de estrutura, algumas coisas mudam - aglomerado de pessoas, grande oferta de cultura e bibliotecas - fora isso, não há grandes mudanças com relação ao interior. E com a internet, tudo fica mais próximo!! E sobre a região, acho q há muito tempo ela é a mesma, não mudou muito. Acho até q já teve melhor!!! Abraço, Jarbas Felicio.

Lazaro disse...

E sempre bom ver pessoal de fora falando bem de giruá, como sempre a opinião de quem ta de fora é sempre bem vinda, é um orgulho ser gaúcho de Giruá. : )
Ta ai baitas referencias Colinas Hotel nacionalmente conhecido, do Gerente Paulo com seu baita atendimento e do Restaurante do Bastião boia boa até fora do horário.