sábado, 30 de agosto de 2008

Analista vencedor é da Planner



Todos os dias centenas de recomendações são feitas por analistas das melhores corretoras do país. Mas, eles acertam? A FGV resolveu acompanhar as indicações e avaliar quem acerta e quem erra.

O levantamento feito para chegar ao analista vencedor é extenso. Com base em informações da consultoria Thomson Financial, o Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas analisou 1 097 recomendações e 1 402 preços-alvo elaborados por 176 analistas de 24 corretoras, entre julho de 2006 e junho de 2008. As recomendações feitas por esses profissionais foram confrontadas com o desempenho real dos papéis em cada semana, quinzena e mês. Os erros e acertos deram origem ao ranking de melhores analistas — no qual Martins ocupou o lugar mais alto, com índice de acerto de 90,8%. “Foi um período em que blue chips, como Vale e Petrobras, puxaram o desempenho da bolsa. Ganhou quem não inventou muito, quem recomendou o básico”, diz o professor Ricardo Rochman, que trabalhou no estudo da FGV.

O economista Ricardo Martins, de 47 anos, foi o vencedor do prêmio analista de ações de 2008 do Guia EXAME de Investimentos Pessoais. Esse prêmio se baseia no levantamento feito pela FGV. Martins não inventa nem se entusiasma com novidades. Sua predileção são, e sempre foram, as companhias de primeira linha.

Suas dicas para o futuro estão no quadro.

Nenhum comentário: