quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sistemas Integrados de Gestão (ERP)


Apenas 55% das empresas brasileiras utilizam o ERP

O sistema ERP em uma tradução literal para o português pode ser compreendido como: Planejamento de Recursos Empresariais. Sua utilização pelas empresas brasileiras iniciou-se em grande escala no início dos anos 90, ou seja, há quase duas décadas, em um cenário no qual as organizações eram forçadas a aumentar a sua capacidade de produção e gerar de novos produtos e serviços. "Para que isso ocorresse havia a necessidade de uma gestão pró-ativa que controlasse a cadeia produtiva de uma forma mais efetiva", explica Miguel Ruiz, especialista em Tecnologia da Informação e fundador da MR Consultoria.

Hoje, esses sistemas integrados de gestão atingem apenas 55% das empresas nacionais, segundo dados do IDC. Para Ruiz, os ERPs, para muitos, ainda são uma "caixa preta" e são utilizados, em vários casos, na sua forma básica ou sem explorar a potencialidade que as ferramentas oferecem, o que compromete os valores investidos.

Para o especialista, algumas empresas ainda preocupam-se em eliminar ou diminuir a quantidade de papéis ou apenas em informatizar os sistemas de produção, "quando na verdade os ERPs disponibilizam uma infinita gama de possibilidades para melhorar a gestão empresarial", explica o consultor.

Um comentário:

LMB disse...

O retorno de investimento de um ERP, na minha opinião, começará logo numa questão fundamental: um acertado levantamento de processos e de compreensão das regras de negócio. A partir daqui, será quase obrigatório, na fase de implementação e subsequente, de tirar partido a 100% de todas as funcionalidades -por norma escaláveis- que um ERP tradicionalmente oferece. Investir, para tirar proveito de apenas metade, é, de facto, um erro.