quinta-feira, 3 de maio de 2007

Dicas de Liderança segundo James Hunter


DICAS PARA QUEM DESEJA SER UM LIDER
James Hunter (autor do Monge e o Executivo)


PACIÊNCIA

Ter paciência é demonstrar auto-controle. Essa qualidade de caráter é essencial para um líder na medida em que paciência e autocontrole são os fundamentos do caráter e, portanto, da liderança. A raiva é uma emoção natural e saudável e a paixão é uma qualidade maravilhosa para se ter. Mas agir movido por esses sentimentos, violando os direitos dos outros, prejudica os relacionamentos. É essa parte que pode e deve ser controlada.

GENTILEZA

Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada. Seu papel é encorajar as pessoas a partilhar conhecimentos e experiências de forma a ser uma influência constante e positiva para quem está ao seu redor. Segundo Hunter, essa é uma das áreas em que os líderes mais erram.

HUMILDADE

Os líderes humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem que não tem todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. Os líderes humildes não se iludem sobre quem eles realmente são, eles sabem que vieram ao mundo sem nada e que partirão sem nada, e por isso mesmo, aprenderam a se controlar e a não serem egoístas. Seu foco não está nos benefícios corporativos, na politicagem interna, e muito menos no poder, isto é, na corrida para quem vai ocupar a sala maior. Eles preferem se concentrar nas responsabilidades inerentes à liderança.

RESPEITO

Uma maneira eficaz de os líderes demonstrarem respeito pelas habilidades e capacidades da outra pessoa, e com isso, contruírem uma relação de confiança, é delegarem responsabilidades. Essa é a única maneira de as pessoas crescerem e se desenvolverem. Respeito não é algo que se ganha quando se é líder, mas sim algo que é conquistado durante a liderança.

__._,_.___

Nenhum comentário: