domingo, 13 de maio de 2007

A Física e o seu futuro


por Cristóvão Pereira

Quando Einstein faleceu, ele deixou sobre a sua escrivaninha um manuscrito no qual estava tentando desenvolver uma teoria que explicasse tudo no Universo. Desde 1980, os cientistas, principalmente físicos e cosmologistas, vem avançando muito neste sentido. A BBC recentemente liberou um documentário de aproximadamente 45 minutos que conta a evolução desta busca por uma teoria que explique absolutamente tudo no Universo. O documentário deixa qualquer filme de ficção científica parecer estória da carochinha, de tão incrível que é em suas revelações (entre no meu blog www.cristovaopereira.blogspot.com e dê uma busca por BBC e assista).

No tempo de Galileu, ele quase foi queimado quando sustentou que a Terra girava em torno do sol, e não o contrário. E o homem descobriu que era muito menos importante do que pensava. Hoje, estamos acostumados a isso tudo. Porém, reconheço que o que os cientistas descobriram agora sobre o nosso Universo me deixou um tanto abalado. Passamos muito tempo discutindo se há vida em outros planetas, mas, agora, os cientistas conseguem provar que há outros universos. Isso! Não apenas outros planetas: outros universos. Nós pertencemos a apenas um dos milhares que existem! Dá um complexo de inferioridade imenso! O documentário segue falando em Universos Paralelos e em uma teoria que explica tudo: a teoria M (de Membrana). O pior das revelações vem ao final do documentário. Os físicos agora já sabem que o nosso Universo foi criado pelo choque de dois universos que já existiam. Já havia tempo correndo quando nosso Universo surgiu, ou seja, somos apenas mais um dos universos nos constantes universos que são constantemente criados. Espantoso também é o fato deles terem chegado à certeza de que há 11 dimensões no mundo. As três que estamos habituados, o tempo, e mais sete que sequer podemos perceber, mas nas quais estamos vivendo. E, em pelo menos em uma delas, todos os seres humanos, e toda a matéria, está muito próxima uma das outras. Reconheço que ao final do documentário parecia que eu estava ouvindo uma estória contada por loucos varridos de um hospício, que teriam muita imaginação além de tudo.

Porém, quem nos diz isso tudo são os maiores cientistas que temos no planeta Terra. E eles não dizem apenas, eles provam!

Lembro que quando eu era garoto havia um filme na televisão intitulado "A quinta dimensão". Para mim era apenas fantasia, gostosa pelas estórias que trazia, mas apenas fantasia. Imagine, se já não conseguia acreditar na existência da quinta dimensão, como acreditar na sexta, sétima, oitava...e décima primeira? No entanto, a pergunta que temos de fazer é: em que isso muda o meu dia a dia. Muda sim e muito!

Hoje a maioria de nós vive acreditanto unicamente no que vê, e se achando evoluído por não acreditar em outras dimensões, seres diferentes, telepatia, teletransporte, premonição, etc. O que a teoria M nos mostra é que o mundo em que vivemos é muito mais fantástico do que nossos melhores escritores puderam imaginar. Afinal, cansei de ver filmes em que falavam da descoberta de outros mundos, e eu duvidava se eles existiriam mesmo. Agora, eu sei que não apenas existem outros mundos, mas outros universos! E não mais um ou dois, mas milhares!

Assim, quando vi o outro documentário "O Segredo" aquilo que me poderia parecer absurdo antes, fez um imenso sentido. Ficou mais fácil de alçar a minha imaginação e de acreditar que fosse possível tudo que é mostrado, principalmente a chamada lei da atração que mostra que tudo que você tem é exatamente o que você pensa. Os cientistas agora sabem que não há nada de errado, e nem de impossível, na idéia de que o pensamento toma forma e se materializa. Ou seja, eu posso criar o meu futuro apenas com o meu pensamento.
Bom, mas antes que você me ache louco, veja o documentário da BBC e depois, só depois, assista ao filme documentário "O Segredo". Depois, simplesmente experimente! E depois observe que há pastores na TV todos os dias dizendo exatamente o que os físicos descobriram. Um mundo absolutamente fantástico!

Nenhum comentário: