sexta-feira, 20 de abril de 2007

Instituto de Inteligência Coletiva


Imagine uma espécie de Orkut, um ambiente para gererenciar comunidade em rede que, no lugar de pessoas físicas, é voltado para instituições privadas e públicas e se propõe a gerar conhecimento e inovação na rede para tornar o Brasil conhecido pelo uso inteligente da Internet .

Pense ainda em uma ferramenta livre, em português, adaptada para deficientes visuais, que contém, além de tudo que o Orkut oferece, uma Wikipedia, Chat, Blogs para usar também nas Intranets, já no conceito da Web 2.0, no qual o usuário coloca toda a informação.

Este é o ICOX ­ gerenciador de Inteligência Coletiva (www.ico.org.br), que recebeu aporte da Faperj e da Finep e já entra na versão 2.0. Cerca de 650 instituições já baixaram o produto.

Na lista de instituições e empresas interessadas nessa novidade estão desde o Sebrae até o Leader Magazine, que agendaram suas reuniões com Carlos Nepomuceno, coordenador do projeto. A Infoglobo também entrou firme no software, e lança nos próximos dias o "Globo On Liners", ferramenta pela qual os usuários darão suas contribuições ao veículo de informação, on line, baseada no Icox.

Nepomuceno, um dos pioneiros da Internet tupiniquim, aposta na capacidade de interação do brasileiro. Ele acredita que o ICOX ajudará negócios de todas as espécies, ao criar comunidades internas e externas envolvendo os consumidores. E no caso do setor público? Ele vai mais longe: "O Estado Moderno será gerido por comunidades em rede, nas quais o cidadão terá sua identidade visual, através de blogs e comunidades e poderá opinar, aprender coletivamente e decidir os rumos da sua vida, da sua cidade, estado e país", destaca.

O produto foi desenvolvido pelo Instituto de Inteligência Coletiva, uma Organização ­ ICO (www.ico.org.br) não Governamental, sem fins lucrativos, que teve origem no MBA de Gestão de Conhecimento do Centro de Referência em Inteligência Empresarial do CRIE/Coppe/UFRJ.

Nenhum comentário: