domingo, 1 de abril de 2007

Boa idéia: Migrar do PC para o Mac


Por Robyn Peterson

Quando a Apple mudou para os processadores Intel, eu mudei para um Mac. Simples assim. Julgando pelo último informe financeiro da Apple, milhões estão fazendo o mesmo: as vendas de Macs aumentaram 30% desde o último ano. Mas a Apple é mais do que a Coca-Cola da computação: a empresa monta máquinas sólidas que são capazes de realizar serviços de escritório e, na minha opinião, são bem superiores às máquinas com Windows na área de edição de multimídia.

Por exemplo, usando a suíte iLife no meu novo MacBook, eu transformei meu vídeo de casamento em algo que me ajudou a marcar pontos com meus sogros. Primeiro, eu editei as quase duas horas de material chato para uns 30 minutos com apenas os melhores momentos com o iMovie. Depois, substituí o audio original por músicas do iTunes sempre que ele ficava ruim. Finalmente, eu gravei tudo em um DVD com vários capítulos e uma tela de apresentação, usando o iDVD. Quando eu tentava editar vídeos no PC, enfrentava todos os tipos de problemas. Não me venha com a história da falta de integração entre softwares de edição de vídeo e softwares de gerenciamento de música e foto no Microsoft Windows. Argh. A Apple deixou tudo simples e isso é muito bom.

Um Mac pode fazer mais do que multimídia. Eu tenho o Microsoft Office instalado para poder trabalhar com Word e Excel, e uso um VPN Cisco para conectar com minha rede de trabalho. Na verdade, eu uso meu MacBook como o único PC em casa, seja para trabalhar ou para me divertir.

Apesar de ser muito fácil descobrir como funciona um Mac, eu vou responder às cinco perguntas mais comuns feitas por recentes convertidos para Mac ou pessoas que estão pensando em mudar.

Onde está o menu Iniciar?

Você não precisa de nenhuma porcaria de menu Iniciar. Em um Mac, você navega pelos seus documentos ou aplicativos por uma janela do Finder. É possível colocar os programas mais usados no Dock, que pode ficar ao lado ou na parte mais baixa da tela (descubra quais são as preferências para o Dock no menu Apple no topo à esquerda). Você pode configurá-lo para só aparecer quando o cursor do mouse se aproximar.

Onde está meu botão direito do mouse?

No Windows, o botão direito do mouse mostra o que é chamado de menu de contexto. Para abrir esse menu no Mac, segure a tecla control (ctrl) e clique o botão do mouse. Ou use um mouse USB com dois botões. Vai funcionar do mesmo jeito que no Windows.

Como eu instalo aplicativos?

A instalação de arquivos parece um pouco estranha no começo já que alguns softwares, como o Firefox, montam um disco virtual quando você clica duas vezes no arquivo de instalação. Mas depois é só arrastar o ícone do programa para sua pasta de Aplicativos e ele já está instalado.

Basta clicar e arrastar para instalar aplicativos

Como eu busco arquivos ou programas?

Usando o Spotlight. Fazer a busca em um Mac não poderia ser mais simples: clique no ícone azul no lado superior direito da sua tela e digite qualquer frase. Você pode fazer busca por nomes de arquivos, conteúdo, e-mail, contatos e até metadados. Os resultados são agrupados inicialmente por tipo de arquivo

Onde está o drive C:?

Esqueça aquelas horas se embrenhando no drive C: do Windows. Em um Mac, você pode encontrar todos os seus arquivos usando simplesmente o Finder. Se você gosta de emoções fortes, entre de cabeça no Terminal e sinta todo o poder do Unix.

Nenhum comentário: