quinta-feira, 5 de abril de 2007

Grande idéia: Trem rápido entre Rio e São Paulo


Paris - Um dia depois de quebrar o recorde mundial de velocidade sobre trilhos, a companhia francesa de transportes Alstom anunciou a intenção de construir um trem de grande velocidade entre o Rio e São Paulo.

O trajeto tem dimensão dentro do ideal para exploração pelo modal ferroviário e seria feito em parceria público-privada (PPP), segundo os moldes já estudados pelo Ministério dos Transportes. A pré-proposta foi apresentada ontem (4), em Paris, ao governador do Rio, Sérgio Cabral.

A negociação teve início com o convite da empresa para que uma comitiva brasileira testemunhasse o desempenho do trem V150 no trajeto Paris-Estrasburgo, que, na terça-feira, rompeu o recorde mundial de velocidade sobre trilhos ao alcançar 574,7 quilômetros por hora.

Na tarde de ontem, em Paris, Cabral e o secretário estadual dos Transportes, Júlio Lopes, foram recebidos na sede da empresa para conhecer dois planos de investimento no Brasil.

A pré-proposta da Alstom —que ainda não envolve valores, já que um estudo de viabilidade técnica precisa ser realizado— é a quarta do mercado de empresas que exploram os trens de grande velocidade na Europa.

Antes, uma companhia italiana e duas alemãs haviam demonstrado interesse no projeto, cuja elaboração teve apoio inicial do governo federal, mas segue estacionado. As informações são de "O Estado de S.Paulo".

Nenhum comentário: