sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Suspensão rodízio em SP: de 24/12/08 a 09/01/09


A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de veículos entre o dia 24 de dezembro deste ano e o dia 9 de janeiro do ano que vem. No dia 12 de janeiro (uma segunda-feira) a restrição volta a vigorar.
A prefeitura decidiu suspender a restrição por causa da diminuição do número de veículos na cidade causadas pelas festas de Natal e Ano Novo.
O rodízio municipal de veículos proíbe a circulação de 20% da frota (dois números de placas por dia, de segunda a sexta-feira) em horário de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h-- no chamado centro expandido de São Paulo --o anel formado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias e Bandeirantes. A frota da cidade é de aproximadamente 6 milhões de veículos.
Caminhões
Segundo a prefeitura a medida não vale para caminhões na ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação de caminhões).
Desde o dia 30 de junho, os caminhões estão proibidos de trafegar na chamada ZMRC --área de 100 km quadrados interna ao centro expandido-- das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados.
Com este tipo de rodízio específico, os caminhões ficam proibidos de circular, em um dia da semana, nas seguintes vias: marginais Tietê e Pinheiros; avenidas Afonso D'Escragnole Taunay, Bandeirantes, Presidente Tancredo Neves, Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf; complexo viário Maria Maluf; rua das Juntas Provisórias e viaduto Grande São Paulo.
A restrição, porém, não se aplica a alguns tipos de caminhões, como os do Corpo de Bombeiros, guinchos, de produtos alimentares perecíveis, serviços públicos essenciais, correios e coleta de lixo.

Nenhum comentário: