sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O pior da crise está por vir


Nouriel Roubini previu essa crise com mais de um ano de antecedência. Todos falavam nele como se fosse o profeta do apocalipse. Ele explicava o porque e acertou. E agora? O que diz sobre a duração dela...?

Do Portal Exame

A crise financeira mundial é apenas a ante-sala de um cenário bem mais sombrio, composto por recessão econômica e deflação. E, para o economista americano Nouriel Roubini, que se tornou célebre por antever a eclosão da atual turbulência, o mundo está prestes a mergulhar nele. "O pior não passou: 2009 será um doloroso ano de recessão global, deflação e falências. Somente ações políticas muito agressivas e coordenadas vão assegurar que a economia mundial se recupere em 2010, em vez de enfrentar uma prolongada estagnação e inflação", afirmou Roubini em um artigo publicado pelo jornal britânico Financial Times.

Segundo Roubini, os Estados Unidos e o mundo correm um risco real de cair em uma "estagdeflação", considerada "mortal". O economista afirma que uma recessão global severa trará pressionará os preços para baixo. Por um lado, as empresas serão obrigadas a reduzir os preços para escoar os estoques. Por outro, o aumento do desemprego conterá os custos trabalhistas e os reajustes salariais. Ao mesmo tempo, as commodities em queda também contribuirão para segurar a inflação. "Por isso, a inflação nas economias avançadas cairá para cerca de 1%, o que desperta preocupações sobre a deflação", afirmou Roubini no artigo.

Quer ler o artigo integral ?

Nenhum comentário: