segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Um e-mail que emociona


Uma das coisas mais gratificantes que temos na atividade de professor é quando temos reconhecimentos de alguns alunos. Quando vem de alunos que já estiveram conosco há muitos anos eu fico mais emocionado, pois mostra que apesar do tempo haver passado, eles continuam com uma boa opinião sobre o nosso trabalho.

O Valente foi meu aluno há alguns anos no Rio de Janeiro e, quase que diariamente, navega pela Internet coletando e enviando o que há de melhor e mais humano nela. Dele recebi o e-mail que transcrevo abaixo e que muito me deixou feliz:

Prezado Cristóvão,
Obrigado pela mensagem carinhosa. Saiba que você é o PROFESSOR, com todas as letras maiúsculas. Conseguir ensinar as noções essenciais de Matemática Financeira a um médico, ainda mais aos 60 anos de idade, não é pra qualquer um. Ao lado de suas atividades como consultor e pensador em Finanças (seu blog é excelente), é fundamental que você mantenha sua atividade docente, pois o dom de ensinar é um ponto muito forte de sua personalidade. Você consegue o mais importante da atividade do professor: MOTIVAR os alunos. Ao descer do pedestal e colocar-se como pessoa, como ser humano, consegue atingir o principal objetivo da relação professor-aluno, ou seja, o estabelecimento de uma relação humanizada. A partir daí, apesar da complexidade do tema, a aprendizagem se torna mais fácil. Siga em frente!
Um grande abraço do amigo,
Valente
P.S.: vou repassar-lhe uma bonita mensagem sobre amizade que recebi hoje.

Nenhum comentário: