quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Preso presidente da Cisco Systems!!!


A Polícia Federal, em conjunto com a Receita e o Ministério Público, desarticulou, com a Operação Persona, esquema gigantesco de fraudes em importações montado em São Paulo, com ramificações no Rio de Janeiro e na Bahia. Comandado pela multinacional americana Cisco System e sua subsidiária no Brasil, o esquema teria causado um prejuízo de R$ 1,5 bilhão em sonegação de impostos em cinco anos. Foram cumpridos 93 mandados de busca e apreensão e presas 40 pessoas, incluindo o atual presidente da Cisco do Brasil, Pedro Ripper, o ex-presidente Carlos Roberto Carnevali e dois outros dirigentes da empresa. Outras quatro pessoas ainda estão sendo procuradas. Mais de 30 empresas estão envolvidas no esquema.
Ex-dirigente da multinacional na Alemanha, considerado um gênio no mundo dos negócios, Ripper, de apenas 34 anos, foi preso em sua casa em São Paulo, nas primeiras horas da manhã. A Polícia pretende pedir a transformação da sua prisão temporária em preventiva. Também foi preso o empresário Moacir Álvaro Sampaio, sócio presidente da importadora Mude. Empresa brasileira com filial nos EUA, a Mude intermediava as importações dos produtos da Cisco, mediante maquiagem na documentação para camuflar as fraudes, segundo a Polícia.
Entre os demais presos estão seis auditores fiscais da Receita, que atuavam na legalização das importações fraudulentas em favor da quadrilha, além de dirigentes e sócios de empresas off-shore envolvidas no esquema.
O governo brasileiro pediu a colaboração das autoridades norte-americanas para investigar o envolvimento da matriz da Cisco. A Polícia Federal pediu também à polícia dos Estados Unidos a prisão de cinco empresários brasileiros envolvidos no esquema que estão em território americano.

Nenhum comentário: