terça-feira, 5 de junho de 2007

Google Gears: Simplesmente FANTÁSTICO !!!


Nós que vivemos de Internet, somos dependentes de uma conexão. Fico procurando conexões em hotéis, cyber cafés, aeroportos, casa de amigos, etc. Se você não tem conexão com a Internet não pode fazer nada...Mas, imagine que alguém bolasse uma forma de você poder trabalhar na Internet, sem estar na Internet !!!
Pois é, essa é a proposta do Google Gears. Abaixo reproduzo a notícia da Reuters que obtive através do Maracaju News.

POSSUIDORES DE MAC, AGRADECEI, JÁ EXISTE A VERSÃO BETA DO GOOGLE GEARS PARA MAC. Para baixar a mesma vá em http://gears.google.com

IMPORTANTE: Por tudo que eu li no site do Google Gears, ele é voltado para os desenvolvedores e não para o usuário final que será beneficiado uma vez que os desenvolvedores tiverem preparado suas aplicações para os usuários as utilizarem quando offline. Portanto, sugiro que aguarde um pouco mais antes de fazer a instalação.

Google oferece internet mesmo sem conexão

Sexta-feira, 01 de Junho de 2007 11:30
Reuters

O Google anunciou nesta quarta-feira (30) a criação de um software baseado na web que funciona tanto on-line quanto off-line, o que representa uma enorme mudança para o setor de internet, ao permitir que usuários trabalhem em trens, aviões, locais com conexão de baixa qualidade e até mesmo em regiões muito remotas.

A tecnologia chamada Google Gears, disponível em versão de testes, permite que usuários de computadores, celulares e outros aparelhos manipulem serviços de web como e-mail, agendas on-line ou leitores de notícias tanto on-line quanto por meio de conexões intermitentes com a web ou completamente off-line.

Para isso, o programa cria um servidor local com diversos recursos (HTML, JavaScript, imagens, etc.), que oferece essas informações sem a necessidade de o usuário contatar um servidor. Além disso, a solução funciona como um banco de dados que armazena e acessa dados dentro do navegador.

Ao eliminar a brecha entre os novos serviços via web e o velho mundo de software para computadores de mesa, no qual quaisquer mudanças eram armazenadas localmente, nas máquinas de cada usuário, o Google está levando a web a esferas de atividade completamente novas e oferecendo desafio à rival Microsoft, a líder na era do software para desktops.

"A web é excelente, mas não funciona se a pessoa não tiver uma conexão", disse Jeff Huber, vice-presidente de engenharia do Google, em entrevista. "O Gears elimina essa brecha na funcionalidade." O Google planeja tornar a tecnologia Gears disponível gratuitamente como software de código-aberto, o que significa que outros programadores poderão usar e aperfeiçoar o sistema em seus produtos.

O Gears promete ampliar o uso de dezenas de produtos e serviços do Google, bem como de milhares de programas de produtores independentes, ao torná-los mais acessíveis em locais e horários antes inconvenientes. A tecnologia também permite que os criadores de software incorporem buscas e indexação de páginas da web aos seus próprios aplicativos, segundo Huber.

Nenhum comentário: