quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como fazer o Jailbreak do seu iPad

Primeiramente, é preciso que se diga que fazer o Jailbreak, cuja tradução é "fugir da cadeia" refere-se a "fugir da cadeia" imposta pelas regras da Apple. Uma das principais regras é que você só pode comprar apps que foram aprovados pela Apple, somente pela AppStore, e nas quais a Apple ganha 30% do preço pago por você.

Quando você faz o Jailbreak você passa a poder comprar apps de outras lojas que não a da Apple. A principal delas é a Cidia, uma das patrocinadoras dos softwares de Jailbreak. Esses apps, vendidos na Cidia e em outras lojas, nem todos funcionam bem. Alguns nem funcionam, mas, a maioria funciona razoavelmente bem.

A principal motivação da Cidia e de outras lojas é uma só: ganhar dinheiro concorrendo com os aplicativos - apps - da Apple. Essas lojas colocam à venda qualquer coisa que é produzida, pois querem somente ter o lucro e não fazem o trabalho de filtragem de qualidade que a Apple faz. Portanto, tudo é por conta e risco seu.

Outro ponto importante é que você não está cometendo crime algum fazendo o Jailbreak, isto é, ele é perfeitamente legal tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e resto do mundo.

Mais uma coisa: se você se arrepender do Jailbreak, não tem problema, basta conectar-se novamente ao iTunes da Apple e pedir para restaurar tudo; e você volta para a "cadeia da Apple". Essa "cadeia da Apple" tem sua razão de ser. Centenas de engenheiros da Apple testam todos os apps - abreviação de aplicativos - que são vendidos na AppStore. Segundo Steve Jobs, no seu último keynote (apresentação) do dia 7 de junho referente ao lançamento do iPhone 4, são rejeitadas aproximadamente 5% de todas os apps que solicitam aprovação, e os principais motivos são:

1- Não funcionam;
2- Não fazem o que anunciam;
3- Utilizam interfaces com o usuário que não pertencem à Apple e, quando a Apple atualiza o sistema operacional, como fará com o iPhone a partir do dia 21 deste mês, o app pode parar de funcionar.

Portanto, não fazendo o Jailbreak você está mais protegido, pela própria Apple.

Outra coisa importante, se a Apple vier a saber que você fez o Jailbreak - mas, não há como ela descobrir! - você perde a garantida do seu iPad.

No meu iPhone, por exemplo, eu parei de fazer o Jailbreak, pois a cada nova atualização do sistema operacional eu tinha de fazer novamente o Jailbreak para poder continuar a usar os programas da loja Cidia, que é a mais importante de se usar depois que você faz o Jailbreak. Muitas vezes, levava algum tempo para poder fazer o novo Jailbreak, pois havia a necessidade de uma atualização do software de Jailbreak.

Bom, agora que procuramos esclarecer tudo, segue abaixo:

1- Um vídeo ensinando a fazer o Jailbreak a partir do site www.spiritjb.com que é totalmente gratuito;

2- Um link para um site com um programa de Jailbreak pago;

3- Um outro link para o programa grátis de Jailbreak.



Se não conseguir ver o vídeo acima, clique aqui.

Um comentário:

RODRIGO disse...

ola amigos, fiz o jailbreak do ipad e tentei instalar arquivos ipa nele, mas nenhum funcionou, alguem pode me dar uma ajuda?