sábado, 5 de junho de 2010

O design da Apple e Dieter Rams


Um dos mais famosos designers do mundo foi Dieter Rams que entre 1950 e 1990 desenhou produtos para a marca alemã Braun.

Ele criou o que são chamadas "as 10 regras do bom design". O design do produto desta nova indústria não nascia de uma ideia superficial. Era, sim, durável e honesto com o consumidor, importantes princípios para o bom design, segundo Dieter Rams. O design de Rams leva um conceito que ele verbaliza nos chamados “10 princípios para o bom design”. Para Rams, a Apple é a única empresa do mundo que respeita esses princípios.

Jonathan Ive, principal designer da Apple, cresceu em Londres, enquanto Rams vivia sua adolescência em um país em estado de pós-guerra. Os primeiros produtos que o jovem Ive desenhou pra Apple não parecem em nada os que hoje são reverenciados por um gigantesco espectro de consumidores, desde geeks até dondocas mundo afora. Dá para perceber que em algum ponto no meio na história os caminhos de Ive e Rams (mesmo em pensamento) se encontraram para escrever mais um capítulo da fabulosa história do consumo.

Nenhum comentário: