terça-feira, 1 de junho de 2010

Em resposta à minha postagem, recebi...


...por e-mail enviado por um conhecido, apenas o comunicado oficial da embaixada de Israel:

NOTA À IMPRENSA

31 de maio de 2010

O Embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, encontrou-se hoje com a Subsecretária-Geral de Assuntos Políticos I do Itamaraty, Embaixadora Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado, às 17 horas, no Itamaraty, após ser convocado.

Durante a reunião, a Embaixadora Vera Machado reiterou a posição brasileira informada, nesta data, em nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Em resposta, o Embaixador de Israel reafirmou a posição Israelense de que a flotilha não seguia com uma ação humanitária, mas chegou como uma provocação com o intuito de apoiar o regime ilegal e terrorista do Hamas em Gaza.

O Embaixador manifestou ainda que não existe crise humanitária em Gaza, uma vez que todo o tipo de ajuda tem ingressado diariamente na região. Israel ofereceu aos organizadores da flotilha a alternativa de seguirem para o porto de Ashdod, onde os suprimentos de ajuda humanitária seguiriam para Gaza por via terrestre. Os organizadores não aceitaram esta opção.

Foi mencionado ainda, pelo Embaixador, que os soldados israelenses embarcaram sem empunhar suas armas e foram atacados violentamente, com ameaças às suas vidas, pelos manifestantes que não foram pacifistas. Somente após sofrerem os violentos ataques, os soldados israelenses reagiram em legítima defesa.

O Brasil manifestou ainda sua preocupação sobre as negociações de paz com os Palestinos. O Embaixador Giora Becher informou que Israel quer continuar com o processo de paz, mas o Hamas está contra estas negociações contando com o apoio dos organizadores da flotilha.

Questionado sobre a cineasta Iara Lee, o Embaixador informou ao Itamaraty que minutos antes do encontro ocorrer em Brasília, Israel localizou seu nome na lista de passageiros, mas como cidadã norte-americana. O Embaixador certificou o Itamaraty de que Israel trabalhará para localizar a cineasta e que tão logo tenha novas notícias, a Chancelaria brasileira e a imprensa serão informadas.

Assessoria de Imprensa

Embaixada de Israel

Respondi a quem me enviou a mensagem da seguinte maneira:

Meu caro,

É preciso muita ingenuidade para acreditar que os soldados estavam desarmados e acabaram matando 9 pessoas inocentes.

Israel continua tratando a comunidade internacional de forma discriminatória e com falta de respeito às convenções internacionais e humanitárias, e ao mínimo de inteligência.

Volto a dizer, o destino trilhado por países, nações e indivíduos, não se concretiza imediatamente, mas ao longo do tempo. Basta para tanto um pouco de conhecimento de história. O caminho que o governo de Israel trilha é uma caminho nefasto. Pior, vai arrastar o povo judeu junto, um povo sofrido que não merece um governo estúpido. Parece que o governo de Israel, no momento, é o maior inimigo do povo judeu.

Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue distinguir entre governo e povo.

O jornal O Globo de hoje publica uma entrevista com Anat Lapidot-Firilla, professora israelense do Centro de Estudos Estratégicos da Universidade Hebraica de Jerusalém. Nas palavras dela: "um comportamento estúpido" referindo-se ao governo de Israel.


Abraço,
Cristóvão

Nenhum comentário: