terça-feira, 11 de agosto de 2009

Trem bala, TAM e GOL


Portal EXAME
O projeto trem-bala, ferrovia de alta-velocidade que ligará a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro, não deve afetar fortemente a rentabilidade das companhias aéreas brasileiras TAM e Gol, segundo avaliação da corretora do Itaú, que trabalha de forma independente do banco. Em relatório, a corretora listou três fatores fundamentais que reduzem os riscos para empresas aéreas diante desse grande empreendimento.

A primeira razão apresentada pela corretora do Itaú em seu relatório é o fato de que a rota São Paulo-Rio de Janeiro representa apenas 10,6% e 7,7% do total da receita de Gol e TAM, respectivamente. Segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trem-bala atenderia 50% do mercado. Logo, no pior cenário, a ferrovia poderia contribuir para a redução das receitas da Gol e TAM para 5,3% e 3,3%, respectivamente.

O outro motivo favorável às companhias Gol e TAM é que o rendimento proveniente da rota SP-RJ já vem caindo diminuindo de importância na receita das empresas, o que também ajudará a evitar grandes impactos em 2014, quando o cronograma oficial prevê a inauguração do trem-bala. "Nós acreditamos que essa tendência [de desconcentração dos voos na rota RJ-SP] deve continuar acontecendo, reduzindo o impacto do trem-bala sobre as companhias aéreas brasileiras”, afirmou a corretora em relatório.

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