sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Brain Port Device: quem enxerga é o cérebro...

Há muito que os pesquisadores sabem que as imagens são formadas no cérebro, e pelo cérebro. Os olhos são o canal natural para enviar os sinais necessários. Mas, e se os olhos foram danificados? Neste caso, pode-se utilizar um outro canal: a língua. Isso mesmo, a língua. Veja no vídeo abaixo essa fantástica descoberta operando.



Reportagem da INFO Exame abaixo

Com uma câmera e impulsos elétricos, dispositivo é capaz de transmitir informações visuais para o cérebro através da língua.

O BrainPort é um aparelho ainda em fase de testes, mas que já apresenta resultados em pacientes portadores de deficiência visual congênita ou adquirida em algum momento da vida. “Ele somente passa a informação visual de um jeito diferente, por um canal novo”, explica Eugenio Forgioni Junior, Vice Presidente para América Latina da Wicab, empresa americana criadora do produto.

Baseando-se nesse conceito, ele iniciou o desenvolvimento de um aparelho que aproveitasse as muitas terminações nervosas da língua para enviar ao cérebro informações visuais. Hoje, o protótipo em teste possui uma pequena câmera de vídeo de 1,5 centímetros de diâmetro, colocada no centro de um par de óculos escuros.

Em tese, pelo seu posicionamento, ela estaria captando exatamente aquilo que o usuário veria. Conectado à câmera, um dispositivo manual, do tamanho de um celular, permite o controle de zoom, luz e contraste. Nessa unidade também está localizada uma CPU que converte o sinal digital recebido da câmera em pulsos elétricos.

Nenhum comentário: