sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Editoria do Blog: Globo x Record: não há santos !



Há muito anos, antes da existência da gripe suína, eu estava em casa com uma gripe normal. Era um fim de semana e um grande amigo meu iria correr a maratona patrocinada pelo Jornal do Brasil no Rio de Janeiro. Liguei na Globo e nada de Maratona do Rio de Janeiro, que era um evento e tanto. Liguei para um conhecido da rede Globo e ele me disse que havia uma ordem "de cima" de que aquela maratona, no que tangia à rede Globo, não existia! Fiquei indignado! Percebi como a Globo controlava as notícias, até do que existia e "não existia". O "Dr. Roberto" nunca foi santo. E, ao longo dos anos, conheci pessoas que trabalharam na rede e me contaram coisas bem, bem piores, do que a "inexistência da Maratona".

Aí, chegou o bispo Edir Macedo, com sua visão empresarial brilhante compreendendo que as igrejas precisam ter conforto e precisam ajudar o próximo a ganhar dinheiro. Claro que ninguém é obrigado a doar nada, mas a pressão é imensa! De santo ele não tem nada, também. Mas, sua rede Record entendeu que precisaria ter um alto padrão de qualidade na programação, o que sempre faltou ao SBT. E aí, a Record começou a crescer, e a Globo a cair, com um Jornal Nacional ultrapassado e burocrático, se mantendo mais pela fama que criou e pelas novelas.

Como professor de finanças, entrei certa vez na Igreja Universal e não se passaram 60 segundos e o pastor já estava falando no dízimo...Eu não simpatizo com o Edir Macedo, mas a minha antipatia não torna ninguém criminoso, da mesma forma que eu não simpatizava com o "Dr. Roberto".

Minha avó paterna me ensinou que "contra fatos não há argumentos". É fato que a IURD - Igreja Universal do Reino de Deus - opera em diversos países e não pára de crescer. Da mesma forma, já foi processada dezenas de vezes e foi absolvida pelo STF. Ou assumimos que todos que frequentam a Igreja são idiotas, ou algum benefício eles obtém das doações que fazem. Não creio que em geral o meu povo brasileiro seja idiota, muito pelo contrário.

Edir Macedo pede dinheiro sem vergonha alguma e fala muito em Deus. O povo pára de ver o dinheiro como pecaminoso, o que sempre foi uma herança equivocada da Igreja Católica. Isso tem um efeito de fazer as pessoas pararem de ter vergonha de ganhar dinheiro. E, quem entende um pouco de neurolinguística, sabe que o efeito é altamente benéfico, embora a um custo alto do dízimo.

Diversos alunos meus já prestaram serviços para a IURD e me contaram que eles são exigentes, mas cumprem seus contratos conforme combinado. Se há ilícitos legais cabe à justiça e não à rede Globo descobrir.

Assim, sabendo que as duas redes de santas não tem nada, eu fico feliz de ver que acabou o monopólio da Globo, e que uma Maratona do Rio de Janeiro pode ser noticiada por outra emissora de peso. Fico triste de ver a Rede Globo se apequenando nos ataques. Noticiar objetivamente uma ação contra a rede Record é uma coisa, ficar fazendo campanha contra é outra. Ontem, assistindo a Record e Globo quase que simultaneamente, tive de reconhecer que o discurso da Record estava muito mais decente do que o da Globo.

Quem ganha com tudo isso é a democracia. Como não há santos, é importante que um diabo vigie o outro...

Nenhum comentário: