segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Migrando do iPhone 3G para o 3GS



Graças a uma eficiente funcionária da TIM, consegui reservar o meu iPhone 3GS de 32Gbytes. Em tempo, pois acabaram-se, pelo menos por enquanto. Na loja do New York City Center chegaram apenas 8 aparelhos, que sumiram rapidamente.

Os meus objetivos eram:

1- Transferir todas as minhas informações, músicas, aplicativos, vídeos...enfim tudo do 3G para o novo 3GS;
2- Resetar o iPhone 3G e passar todas as informações do meu filho do seu iPhone 2G para o 3G;
3- Manter o 2G desbloqueado embora perdendo o Jailbreak.

Tudo começou na loja da TIM do NYCC. Uma das melhores profissionais da área de telefonia, que eu conheço, Tatiana Medeiros, de casa ligou para a loja para avisar que eu iria buscar o aparelho que havia sido reservado, afinal, estava vindo de São Paulo especialmente para isso. Fui prontamente atendido pela Lilian. Por sugestão dela, migrei do plano TIM Brasil 400 para o plano Infinity 600, onde você só paga o primeiro minuto quando fala de TIM para TIM. Com essa migração, consegui um baita desconto. Preço do aparelho: R$2.714,00. Desconto: R$1.615,00. Valor pago: R$1.099,00.

Com a assistência do meu amigo Roberto Martins, que comprou o mesmo modelo e já havia feito a migração, fomos para a cafeteria da Livraria da Travessa no Barrashopping. Lá, primeira providência: (1) conectar o iPhone antigo, 3G, ao iTunes e fazer o backup. A seguir, (2) tirei o chip da TIM do antigo e coloquei no novo. O iTunes reconheceu o novo e perguntou se eu queria fazer o registro na Apple. (3) Fiz o registro. A seguir o iTunes iniciou a ativação. Ao final da ativação do novo aparelho, (4) o iTunes perguntou se queria restaurar o backup - que era do aparelho antigo. Cliquei autorizando e o processo foi muito lento, levando mais de 3 horas. Tão lento que em certos momentos achava que algo estava dando errado. Talvez o motivo fosse o enorme volume de aplicativos que eu possuo.

A essa altura a livraria da Travessa fechou e tivemos de levar o notebook aberto, com o iPhone conectado, para continuar com a restauração dos arquivos. Chegando na casa do meu filho, foi mais uma hora de espera, eu sempre preocupado se daria certo. De repente, a restauração foi finalizada. E uma surpresa desagradável, apenas a metade dos meus aplicativos apareceu! Senti um frio na espinha, pois perder os aplicativos seria ter de comprar tudo de novo, sem falar nos dados dos meus aplicativos financeiros. Pior ainda, imediatamente ele fez o backup dessa posição incompleta e não tive como impedir. E me vi com o novo iPhone conectado ao iTunes para ser sincronizado ou não. Foi então que entendi ! A restauração completa seria feita somente após a sincronização, pelo menos assim eu esperava. (5) Fiz a sincronização e TUDO, absolutamente tudo, SMS, aplicativos, agenda, dados dos aplicativos, tudo foi restaurado, exceto as senhas dos e-mails, que você precisa colocar novamente. Foi, então, que lembrei do comentário do meu amigo. Fica despreocupado...é Apple!!!

As fotos da caixa do meu iPhone já foram tiradas com a nova câmera.

Com procedimentos semelhantes - apenas não houve registro na Apple - consegui que o novo iPhone do meu filho, meu antigo, ficasse igual ao que ele tinha antes, em termos de informações.

O 2G agora está encostado a um canto...

Um comentário:

Elerson disse...

Parabéns meu caro!! Em breve terei esse gostinho. Tmb reservei um e espero que chegue esta semana.
Precisamos marcar algo.
Depois vou pegar umas dicas de Apps. Já peguei algumas aqui no seu Blog.
Um grande abraço.