quarta-feira, 21 de maio de 2008

Petrobrás confirma...


Petrobras confirma presença de nova acumulação de óleo na Bacia de Santos

Por: Conrado Mazzoni Cruz
21/05/08 - 20h25
InfoMoney

SÃO PAULO - O fechamento do pregão de quarta-feira (21) reservou mais uma novidade da Petrobras (PETR4, PETR3). Depois de novo recorde do barril de petróleo e a descoberta de poço petrolífero ao norte do estado do Espírito Santo, mais uma informação de peso para a maior empresa brasileira em valor de mercado: nova acumulação de óleo em águas ultra profundas na Bacia de Santos.

Há pouco, a estatal enviou comunicado ao mercado comprovando a existência de óleo nos reservatórios do pré-sal da região, através de amostras situadas a cerca de 6 mil metros de profundidade de um poço localizado a cerca de 250 km da costa do Estado de São Paulo.

A operação pertence ao consórcio formado pela Petrobras (66%) com participação da Shell (20%) e Galp Energia (14%). O grupo "está preparando um plano de avaliação da descoberta a ser encaminhado à ANP (Agência Nacional do Petróleo)".

Ações em alta
Na sessão de quarta-feira, os papéis preferenciais da Petrobras contrariaram a tendência de queda do principal índice da Bovespa e subiram 1,64%, enquanto os ON tiveram ganhos de 1,30%. Na véspera, os ativos registraram valorização de 3,32% e de 3,03%, respectivamente. Em Nova York, os ADRs (American Depositary Receipts) da empresa marcavam alta próxima a 2% nas negociações do after-hours.

Um dos fatores que impulsionou as ações da petroleira no pregão de terça-feira foi a descoberta de nova reserva de petróleo no Espírito Santo, a uma profundidade de 1.150 metros. O anúncio foi feito pela Galp Energia, que ainda não esclareceu se a exploração do poço encontrado será comercialmente viável.

A equipe de análise da Ativa pede cautela aos investidores, uma vez que ainda é cedo para precificar fatores não confirmados acerca da nova descoberta, como características e volume do petróleo encontrado.

Nenhum comentário: