terça-feira, 27 de maio de 2008

Boa Notícia a caminho...!


FON busca acordo por Wi-Fi global grátis

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Segunda-feira, 26 de maio de 2008 - 09h51

SÃO PAULO - O grupo espanhol FON busca acordos com teles para criar uma rede de conexões grátis em todo o mundo.

Criado há quase três anos, o FON propõe que donos de conexões sem fio à internet compartilhem uma parte de sua banda com terceiros. Em troca, podem usar a conexões de outros associados quando estiverem longe de suas casas e de seus hotspots.

Para tornar-se um fonero, como são chamados os membros do FON, o usuário baixa um aplicativo no site do grupo. O software libera um percentual da banda do usuário e, ao mesmo tempo, tenta identificar outras conexões FON quando o internauta estiver longe de seu hotspot.

Para funcionar de modo satisfatório, a idéia precisa de escala e, segundo o grupo, até o momento foi possível somar 830 mil foneros no mundo. A Espanha é o país que concentra maior número de foneros e grandes cidades como Madri e Barcelona são os locais mais prováveis para encontrar uma conexão Wi-Fi grátis da FON.

Embora já tenha recebido US$ 55,2 milhões em doações de grupos como o Google e BT (antiga Brtish Telecom), a FON negocia acordos maiores com Sprint, Google, Intel e Comcast.

A idéia é que estas empresas compartilhem trechos das redes WiMAX que estão construindo com os foneros para, em troca, poder usar seus computadores e roteadores como pontos de retransmissão de sinal.

A FON espera que seu exército de foneros atue para ampliar o alcance das redes WiMAX, diminuindo os custos das teles em infra-estrutura para levar seu sinal a localidades remotas. Em troca, as teles cederiam um percentual de sua banda larga sem fio.

Se tiver sucesso, a FON acredita que as parcerias vão alavancar a oferta de Wi-Fi grátis entre foneros e dar ganho de escala ao projeto, criando uma rede mundial de conexões sem fio gratuitas.

Nenhum comentário: