quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MacBook Air 11.6" - Primeiras Impressões

São menos de 24 horas, e já posso fazer alguns comentários com segurança. Outros testes ainda precisam ser feitos.

O que já posso dizer: 

PONTOS POSITIVOS

1- Maravilhoso o peso: apesar de ser descrito como sendo de 1Kg, na balança aqui de casa acusou um pouco menos. Delicioso poder movê-lo de um lado para o outro com apenas uma mão sem qualquer esforço;

2- Tamanho: devem ter pesquisado muito, pois parece que é o menor tamanho que não gera stress. O teclado é absolutamente normal e a digitação fácil. Eu tenho uma mochila Samsonite bastante pequena na qual consegui colocá-lo sem qualquer esforço;

3- Espessura: mais fino que o iPad da Apple e passa uma sensação mais agradável ao ser segurado, pois é muito fino;

4- Rigidez: total. Em nenhum momento há qualquer sensação de fragilidade;

5- Bateria: muito boa principalmente se você está em locais mais escuros e pode colocar a tela com pouca luminosidade. A duração da bateria é extremamente sensível à luminosidade selecionada. O tempo de duração realmente parece ser "real". A bateria descarrega muito lentamente, diferentemente do MacBook Pro;

6- Tamanho da tela: também parece ter sido analisado detalhadamente, pois parece ser o menor tamanho que não incomoda;

7- Trackpad: no meu MacBook Pro quase sempre utilizo o mouse bluetooth, pois na maioria das vezes trabalho com ele apoiado na mesa. O MacBook Air de 11.6" (não sei se o mesmo pode ser dito do de 13.3") convida você a ficar na cama ou no sofá. Adorei o efeito do exposé quando se move sobre o trackpad os quatro dedos. Em nenhum momento trabalhei na mesa. Foi um companheirão na hora de dormir. Quando o sono bateu, foi só fechar e colocá-lo para o lado.

8- Visibilidade da tela: baixei o episódio 3 da quinta temporada do Dexter e assisti com ele no colo. Muito agradável;

9- Som: excelente o som, mas não testei com o headphone;

10- Face Time: funcionou perfeitamente e pude conversar com o iPhone 4 do meu filho. Imagem nítida e som perfeito;

11- Rapidez: a configuração que eu comprei tem um processador de 1.4GHz e eu coloquei 128Mb de memória flash e, mais importante, 4Gb de RAM. Ele é muito rápido, e, se é mais lento que o meu MacBook Pro, deve ser muito pouco, pois não notei diferença.

PONTO NEGATIVO OBSERVADO

Até o momento, o único ponto negativo que me deixou um pouco frustrado foi o fato do teclado não ser iluminado por trás como no caso do MacBook Pro. Isso limita a utilização dele na cama com a luz apagada. Como teclo com os 10 dedos, e conheço a posição das teclas, consegui teclar no escuro apenas com a luz da tela, mas fica longe do ideal. Tenho certeza de que esta opção da Apple deve ter levado em conta espaço, custo e principalmente economia de bateria;

ALGUMAS COISAS QUE AINDA FALTAM SER TESTADAS

1- Utilização dos headphones;
2- Instalar programas usando o disco remoto (ele já vem configurado para isso);
3- Utilizar o modem da ViVo;
4- Instalar o Windows 7 usando o BootCamp;
5- Utilizar com a saída VGA para projetar em sala de aula;
4- Utilizá-lo com mouse bluetooth sobre uma mesa.

Aceito sugestões de outros testes que vocês desejem ver executados. O meu projeto é ambicioso. Livrar-me totalmente do meu MacBook Pro que será passado para o meu filho, depois que eu ficar convencido de que não preciso mais dele. Ficarei apenas com o iMac de 24" e com o MacBook Air de 11.6"



8 comentários:

Renato disse...

Boa noite!
Vi seu post sobre o macbook air e estou muito interessado em adquirir um. Eu estou com dificuldades de encontrar o modelo que você comprou, com 4GB de RAM. Você comprou direto da Apple Store ou foi em alguma loja? Direto na Apple Store fica bem mais caro do que em lojas, porém nas lojas não acho o modelo com 4 GB. Obrigado! Ótimo POST.

Unknown disse...

Prezado Renato,

Basta comprar pela loja da Apple na Internet. Você configura do jeito que deseja.

Abraços,

Paulo disse...

Olá Cristovão,

Achei bastante interessante o seu post sobre o macbook air. Também estou bastante interessado em adquirir um. Vc tem idéia de quanto tempo dura mais ou menos a bateria com a tela em brilho máximo e em uso normal (navendo na internet, vendo vídeos, etc)? Obrigado.

Unknown disse...

Em brilho máximo e com uso normal umas três horas. Com brilho mínimo, umas 5 horas.

Unknown disse...

Cristovão, boa noite. Estou querendo fazer um caminho parecido com o teu. Tenho um Macbook Pro, mas estou de olho no Macbook air, estou estudanto muito (mestrado/doutorado), então é uma correria de louco, de aula em aula, de sala em sala (gostaria que você de bar em bar, mesa em mesa, mas...). Minha questão é o pacote office, ou seja, você saberia informar se ele roda legal nesta máquina.Sei que tudo indica que sim, mas é um investimento alto para deixas estas perguntas para depois. Depois deste poste (nov/10), hoje, você teria algo a mais a acrescentar?
Valeu.

Unknown disse...

Caro Cristóvão, boa noite. Li o seu post e achei super interessante. Também penso em trilhar esse caminho descrito por você, mas tenho algumas dúvidas. Essa máquina roda legal o office 2011? Depois deste post (nov/10), você teria algo a mais a acrescentar?
Valeu.

Unknown disse...

O pacote office funciona perfeitamente. Só tenho a acrescentar que foi a melhor máquina que já comprei. Apenas sugiro comprar com 128Gb de memória.

Unknown disse...

Cristovão bom dia!

Estou em duvida entre o de 13 e 11, mas propensa a comprar o de 11, pois não quero um notbook grande, ele é muito pequeno? tipo um netbook?