domingo, 7 de novembro de 2010

E Steve Jobs estava certo...mais uma vez! A solução: ClicktoFlash


A maioria de vocês deve estar lembrada da guerra aberta que Steve Jobs desenvolveu com a Adobe por causa do Flash. O Flash é um programa da Adobe usado por milhares de sites no mundo inteiro para gerar vídeos para os navegadores.

No iPhone e no iPad, Steve Jobs simplesmente proibiu a execução de Flash, e ponto final, pois esses são dispositivos que geralmente são utilizados usando a bateria.

Nos iMacs e MacBooks o Flash vem previamente instalado, pois iMacs trabalham plugados na força e os MacBooks também, em grande parte do tempo em que são usados.

No MacBook Air o Flash não veio instalado, pois ele se propõe a ser um dispositivo que deverá trabalhar usando a bateria na maior parte do tempo. Quando acessei o primeiro site com Flash apareceu uma mensagem perguntando se eu queria instalá-lo. E o fiz. Problema, a minha bateria começou a acabar muito mais rapidamente...

Testes feitos por sites especializados mostram que o Flash chega a reduzir a autonomia do Notebook em aproximadamente 1/3.

Comprovei isso no meu MacBook Air. Sem flash ele estava tendo uma duração de bateria de 6 horas, quase 7 em alguns casos. Depois que comecei a deixar o Flash solto a autonomia caiu para 4 horas!!!

A guerra se deveu ao fato de que o Flash é um programa ineficiente que consome um absurdo de CPU e de memória. Pior, depois que ele é instalado no seu computador, ele passa a abrir vídeos que utilizam Flash sem você saber quais são e quais utilizam outras tecnologias. Muitos desses pequenos vídeos são simplesmente propaganda e comerciais nas páginas que você acessa e que você não tem o menor interesse em ver.

Desta forma você, abrindo vários sites no seu navegador, provavelmente estará rodando vídeos e imagens com Flash que estarão consumindo absurdamente sua bateria. Se você estiver plugado na tomada com o seu notebook isso não é problema, mas se você está em uma situação em que o consumo de bateria precisa ser racionado, a coisa toda passa a ser um grande problema.

Não seria maravilhoso ter um programa que controlasse e avisasse quando há um Flash sendo executado?

Bom, esse programa existe, para quem usa Mac e o navegador Safari, e é gratuito. Chama-se ClicktoFlash e trabalha com base em uma idéia muito simples. Primeiro, ele é um plug-in que é adicionado ao seu navegador Safari. Quando uma imagem com Flash aparece, ele bloqueia a execução do Flash para preservar a sua bateria, mas lhe dá a opção de, clicando sobre a imagem, autorizar a execução do Flash. Simples e brilhante.

Clique aqui para ir ao site onde você pode baixar o plug-in ClicktoFlash.

Observação importante: o plug-in ClicktoFlash só começará a funcionar no Safari depois que você reinicializar o Safari após a instalação. Para testar, você pode usar os melhores sites de flash existentes.

Nenhum comentário: